Institutos SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica e em Energias Renováveis serão nomeados em homenagem a Ariosto Holanda e Jurandir Picanço
O engenheiro Francisco Ariosto Holanda e o Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço, darão nome ao Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica (ISTEMM), ligado ao Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC, e ao Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis (ISTER), respectivamente. Os dois institutos ficam localizados na cidade de Maracanaú. A homenagem foi anunciada pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, nesta terça-feira (04/04), durante a apresentação do projeto de H2V à comitiva da FIEMT por Jurandir Picanço.
“Essa homenagem que a gente está fazendo é algo pequeno em função de todo o trabalho que os homenageados realizaram e realizam. São grandes transformadores. Agradeço e admiro profundamente os dois”, destacou o Presidente Ricardo Cavalcante.
Jurandir Picanço agradeceu a homenagem, emocionado. “Eu estou me sentindo extremamente honrado, emocionado, e realmente quero agradecer essa cortesia, esse reconhecimento… Para mim, foi uma surpresa grande”, contou.
Também emocionado, Paulo André Holanda, Superintendente Regional do SESI, Diretor Regional do SENAI Ceará e filho de Ariosto Holanda, que estava presente no momento do anúncio, agradeceu em nome do pai. “Meu pai é uma referência para mim, moral e ética… Ele e o professor Jurandir Picanço são muito amigos, trabalharam a vida toda juntos, desde a fundação do NUTEC, que foram eles que elaboraram. Então, Presidente [Ricardo Cavalcante], receba a minha gratidão e a da minha família. Estou aqui emocionado. Muito obrigado!”,
Jurandir Picanço é Engenheiro Mecânico e Eletricista, Consultor de Energia da FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia (ACE). Foi Presidente da Companhia Energética do Ceará (COELCE), Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselheiro de Administração da CHESF, Presidente da Agência Reguladora do Ceará (ARCE), Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará (CSRenováveis/CE). Nas diversas atividades exercidas, sempre esteve ligado às energias renováveis, sendo um dos responsáveis pelas primeiras iniciativas de desenvolvimento das energias eólica e solar, e agora do hidrogênio verde, no Ceará.
Francisco Ariosto Holanda é Engenheiro Civil e exerceu o cargo de Deputado Federal por seis legislaturas. Foi Engenheiro da Petrobrás, Engenheiro da Companhia de Eletricidade do Ceará (CENORTE/COELCE), Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, Professor Titular e Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UNIFOR, Diretor Presidente do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), Secretário de Indústria e Comércio do Ceará, Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, além de ter sido responsável pela implantação do NUTEC, do CENTEC e das Infovias do Desenvolvimento no Ceará.