Com foco no HUB de Hidrogênio Verde, representantes da Fortescue visitam Observatório da Indústria e conhecem mais sobre SESI, SENAI e IEL Ceará
Nesta quarta-feira, 29, representantes da Fortescue Metals Group, multinacional australiana, estiveram na FIEC, para conhecer mais sobre o Observatório da Indústria, o SESI, o SENAI e o IEL Ceará. O foco da visita foi, principalmente, conhecer as possibilidades de capacitação profissional oferecidas pelo Sistema FIEC, além de estudar a inclusão de empresas locais e comunidades no projeto de produção de Hidrogênio Verde na área do Pecém, região central do HUB de H2V no Ceará. Eles foram recebidos pelo Consultor de Energias da FIEC, Jurandir Picanço.
Participaram do encontro, da Fortescue: Luis Viga - Brazil Country Manager (online); Sebastián Delgui - Gerente Regional de Relações Governamentais e Comunidades - e sua equipe, além de Fernando Barros Leal, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE).
“A Fortescue foi a 1ª a assinar o MOU (memorando de entendimento) em grande escala (para as atividades no Pecém). O projeto do hidrogênio verde é prioritário para nós”, disse Viga.
“A FIEC é um parceiro estratégico, para nós. O Presidente Ricardo Cavalcante tem nos ajudado muito e, com certeza, isso é muito importante”, comentou Delgui.
As apresentações começaram pelo Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; em seguida, Marcelo Sobreira e Fábio Braga, das áreas de “Trilhas e Carreiras” e "Inovação e Pesquisa", apresentaram o IEL Ceará. O Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, acompanhado do Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho, apresentou este setor. A apresentação sobre Hidrogênio Verde ficou a cargo de Jurandir Picanço. Também estava presente a Especialista Técnica em energias renováveis do SENAI Ceará, Isabela Maciel. O Atlas Eólico do Ceará foi apresentado pela bolsista da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, Camylla Melo.