Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará é destaque e aprova mais três projetos na plataforma de inovação para a indústria
O SENAI Ceará, através de sua Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) e em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica (ISTEMM), obteve a aprovação de três projetos no edital “Plataforma de Inovação para a Indústria”, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria Smart Factory.
A categoria é de concorrência nacional e tem o objetivo de desenvolver projetos de inovação utilizando tecnologias 4.0, com foco na construção de soluções para serem aplicadas em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), para melhoria dos processos industriais e aumento de produtividade.
Os projetos aprovados foram: Projeto Pinte, em parceria com a empresa Pinte Pinturas LTDA; Projeto Plataforma Web para Orçamento Online de Manufatura Aditiva, em parceria com a empresa Labworks Indústria E Comércio LTDA, e Projeto Simbora Express, em parceria com a empresa Camisa 12 Entretenimento Digital.
O valor do recurso aprovado nos três projetos foi de mais de 1 milhão de reais. “O fato de já termos três projetos aprovados na categoria Smart Factory, que tem a preocupação de colocar as Micro, Pequenas e Médias Empresas no cenário da indústria 4.0, é motivo de muito orgulho”, disse o gerente da UNITEC, Tarcísio Bastos.
"Tivemos uma performance de 75% de aprovação em relação ao número de projetos submetidos pelo SENAI CE! Nossa equipe de Inovação e Tecnologia está apta para auxiliar as indústrias na resolução de problemas, bem como no apoio ao desenvolvimento da inovação. Parabenizo o professor Tarcísio Bastos e sua equipe pela alta performance obtida”, enfatizou o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
Saiba mais sobre os três projetos
Projeto Pinte: O objetivo do projeto é desenvolver uma aplicação WEB voltada para solucionar o desafio da baixa produtividade, devido à falta de automatização de processos de medição na construção civil.
Projeto Plataforma Web para orçamento online de manufatura aditiva: O projeto tem como objetivo implementar novas funcionalidades ao produto Impressora 3D Pellet Extruder LABPRO1000, através da inclusão do diferencial tecnológico de uma plataforma web automatizada.
Projeto Simbora Express: O objetivo geral do projeto é implementar melhorias na plataforma e App do Simbora express, para que possa ser aplicado em indústrias MPMEs.