1º Vice-Presidente da FIEC participa da abertura do Seminário Água Innovation
O 6º Seminário Água Innovation, que traz discussões sobre a eficácia dos recursos hídricos, energia limpa e acessível, sustentabilidade e eficiência energética, com foco no tema central “Água: negócio, gente e futuro”, teve seu primeiro dia de atividades nesta quarta-feira, 22, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A cerimônia de abertura contou com a presença do 1º Vice-Presidente da FIEC e Presidente do Conselho da Itaueira Agropecuária S.A., Carlos Prado.
Em local de destaque na cerimônia, estiveram presentes Carlos Matos, idealizador do Água Innovation, Ex-Secretário de Agricultura do Ceará e CEO da Trainer DG; Neto Holanda, Superintendente da Superintendência Federal de Agricultura (SFA); Ramon Flávio Gomes Rodrigues, Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), representando o Governador do Estado, Elmano de Freitas; Sílvio Carlos, Secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet); Amílcar Silveira, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE), e Everaldo Peixe, Analista Técnico do Sebrae Ceará, representando Alci Porto, Diretor Técnico do Sebrae Ceará.
Carlos Prado enfatizou a importância das discussões propostas no Seminário e a atuação dos sindicatos da FIEC em relação à temática. O 1º Vice-Presidente da Federação fez uma retrospectiva da história hídrica do Ceará em seu discurso, explicando a trajetória promissora do estado na última década. “O Ceará que não tinha água e energia começa a enxergar um horizonte espetacular em seu futuro, e um futuro breve. A grande mudança que estamos vendo no mundo da energia, em que o Hidrogênio Verde se apresenta como o petróleo do futuro, nós temos o Ceará como um player importante neste cenário. Os projetos estão avançando de forma muito rápida. O Hidrogênio Verde aqui produzido deverá ser o de menor custo no mundo, segundo agências internacionais. Água, negócio, gente e futuro – o futuro será aqui”, pontuou.
O idealizador do Água Innovation, Carlos Matos, destacou que o estado tem potencial para fazer muito mais e contribuir para a redução da pobreza, principalmente no interior. “Temos que estar de mãos unidas para que a pobreza seja 'museu' no estado do Ceará, e só se faz isso com empresários, investimento, iniciativa privada [...], para que nós conquistemos os principais mercados do mundo”, contou. O Ex-Secretário de Agricultura ressaltou ainda que o Ceará tem os principais fatores positivos para crescer e que eles precisam gerar “transformação de vidas”.
Painéis
O primeiro painel do Água Innovation teve como tema “Uso inteligente da água”, trazendo especialistas para discutir as principais tendências e a realidade do uso hídrico no Ceará, no país e no mundo. Os palestrantes do momento foram Daniele Zaccaria, Assistente especialista em Extensão Cooperativa no Departamento de Terra, Ar e Recursos Hídricos e em gestão de água agrícola na Universidade da Califórnia, Davis; Francisco de Assis de Souza Filho, Professor da Universidade Federal do Ceará e Cientista-Chefe em Recursos Hídricos (FUNCAP); Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, Presidente da FUNCEME e Professor Titular da UFC, e Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, Secretário Executivo do Agronegócio, que atuou como moderador do painel.
Edson Luiz Brok, Presidente da Câmara Setorial do Agronegócio e Diretor-Superintendente na Tropical Nordeste (Banesa), moderou o segundo painel do dia, que contou com Luiz Roberto Barcelos, Presidente da Rede Nacional de Irrigantes (RENAI) e Sócio-Diretor da Agrícola Famosa, e Giampaolo Buso, Diretor Executivo e Sócio Fundador da PariPassu Aplicativos, além de Consultor de FLV no Brasil.
Antes da abertura, o Água Innovation promoveu um workshop de cultivo protegido, também realizado na FIEC, trazendo cases dos maiores experts no ramo no Brasil e no Ceará.