telefone(85) 4009.6300

FIEC é agraciada com o Selo Empresa Parceira 2023 - De Mãos Dadas pela Paz em Casa do TJCE

22/03/2023 - 14h03

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou hoje (22/03) da cerimônia de entrega do Selo Empresa Parceira 2023”, do Projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará  De Mãos Dadas pela Paz em Casa”. A cerimônia realizada no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, homenageou dezoito instituições públicas e privadas da sociedade civil, que se destacam no trabalho de combate à violência doméstica contra a mulher.

A FIEC foi uma das entidades agraciadas em função do trabalho de capacitação profissional que está sendo desenvolvido em prol de mulheres que sofreram esse tipo de violência, entre eles, aquelas atendidas pela Casa da Mulher Brasileira, na capital. “Eu acho espetacular esse trabalho que está sendo feito pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. De fato, a gente precisa se engajar nesse processo de qualificação profissional dessas mulheres. Elas precisam ter renda para se libertarem dos problemas e, hoje, nós estamos proporcionando qualificação profissional para todas elas, que podem fazer um curso de costureira, de massas, ou de salgados, por exemplo, e, com isso, nós temos a capacidade de mudar a vida das pessoas”, disse Ricardo Cavalcante. Ao todo, são mais de 600 mulheres nesta situação atendidas pelos projetos da FIEC.

Na solenidade, o Presidente da FIEC também reforçou o papel social da instituição. “Nós representamos a indústria e a indústria tem a preocupação com a responsabilidade social principalmente com todos esses problemas”, disse.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará recebeu o Selo “Empresa Parceira 2023” das mãos do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, que enalteceu os serviços prestados por Ricardo Cavalcante. “É preciso parabenizar a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará que tem a frente o Presidente Ricardo Cavalcante, uma pessoa muito dinâmica e correta. É, portanto, do nosso interesse que as demais instituições públicas e privadas estabeleçam esse tipo de relação com o Tribunal de Justiça. Nós queremos nos aproximar cada vez mais dessas entidades”, contou.
               
O trabalho das entidades também foi pontuado pela  Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar, Marlúcia de Araújo Bezerra. “Tratam-se de empresas e entidades diferenciadas, por um olhar amplo e sensível, no qual seus objetivos organizacionais iniciais foram expandidos para a promoção de ações que impactaram positivamente para a sociedade cearense. Nesse sentido, as instituições podem ser importantes agentes de transformação social, não só por meio de seus produtos, mas também ao estabelecer compromissos públicos e postura empresarial diferenciada”, argumentou.

A solenidade também contou com a presença das seguintes autoridades: o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Francisco Gladyson Pontes; a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e Coordenadora Estadual das Mulheres em situação de violência doméstica e Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Eva Evangelista;  a Diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Juíza Solange Menezes Holanda; o Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes Santos; a Procuradora-Geral Executiva do Contencioso e Tributário do Estado, Camily Cruz; a Juíza Titular do 1º juizado da violência doméstica da Comarca de Fortaleza, Fátima Maria Rosa Mendonça; a Juíza Titular do 2º juizado da violência doméstica da Comarca de Fortaleza, Teresa Germana Lopes de Azevedo; a Juíza Auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher (NUPROM), Lucy Antonely; a Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Darciane Barreto e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

Instituições homenageadas

As agraciadas foram a Central das Correias e Correntes; Centro Universitário Paraíso do Ceará (Unifap) – Fiusa Educacional; Cholet; Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Criart Serviços de Terceirização; Disbell Cosméticos; Empório de Fátima Indústria e Comércio de Panificação; Centro Universitário Fametro (Unifametro); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Fortaleza Tintas; Grupo Meia Sola; Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT); Mar de Cachos; Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Riomar Shopping Fortaleza; Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Sistema Verdes Mares de Comunicação; e Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).

O Selo “Empresa Parceira 2023” foi criado em 2018, com o objetivo de reconhecer projetos que proporcionem a autonomia de mulheres em situação de violência e assegurar cidadania plena. O reconhecimento é feito anualmente por ato da Presidência do TJCE, seguindo indicações propostas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça cearense.


 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright