telefone(85) 4009.6300

Robótica: de volta ao Ceará, equipes trazem conquistas importantes e muito aprendizado

22/03/2023 - 16h03

Foram dias intensos, em Brasília (DF), durante o 5º Festival SESI de Robótica, o maior torneio de robótica educacional do país. Em participação histórica, nossos 79 estudantes deram o melhor de si para garantir o reconhecimento dos juízes e voltaram ao Ceará com o sentimento de conquista!

Levamos à Arena BRB Mané Garrincha, o segundo maior estádio de futebol do Brasil, dez equipes e a maior delegação cearense presente em um torneio nacional: mais de cem pessoas. Muita integração e trabalho, em meio ao intercâmbio de conhecimento e aprendizado, unidos aos mais de 2 mil participantes de todos os estados, de escolas da rede SESI SENAI e das redes públicas de ensino.

“A nossa conquista, no evento, vai muito além dos valorosos prêmios, uma vez que confirmamos estar no caminho certo e contamos com a parceria das famílias. Por tudo isso, podemos dizer que o Departamento Regional Ceará proporcionou uma inesquecível experiência para alunos e colaboradores que constituíram a histórica delegação de mais de cem pessoas. Fica nosso agradecimento pelo apoio incondicional de toda a FIEC, em especial, ao nosso Presidente Ricardo Cavalcante  e ao nosso Superintendente Regional, Paulo André Holanda”, diz a Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (UNEC), Ana Paula Pinho.

O evento foi realizado entre os dias 15 e 18 de março. Os competidores, com idades entre 9 e 19 anos, são alunos dos ensinos fundamental e médio, e disputaram em quatro categorias: FIRST LEGO® League Challenge (FLL); FIRST Tech Challenge (FTC); FIRST Robotics Competition (FRC); e F1 In Schools.


Nossas premiações

O Ceará voltou para casa com algumas conquistas importantes para a autoestima das equipes, neste contexto de estreia no torneio nacional. O primeiro deles é o Prêmio Bússola, que é dado àquele que direciona os alunos com excelência, ao longo da temporada. É uma forma de reconhecer o técnico pelo seu trabalho. A vencedora foi a equipe Spartan (FTC), da Escola SESI de Sobral, com o técnico Arcanjo. Em 2º lugar, outra equipe cearense: a Raptors Robotic's (FTC), da escola SESI de Juazeiro do Norte, com o técnico Ciswal.

Também conquistamos uma premiação relevante, em que os jurados da competição decidem que os esforços, o desempenho ou a dinâmica, únicos de uma equipe, merecem reconhecimento. Por unanimidade, a equipe All Might (FRC), da escola SESI da Parangaba (Fortaleza), foi a escolhida.


Muitas novidades na estreia

Na nossa primeira participação de peso na etapa nacional, levamos projetos e iniciativas que chamaram a atenção do público e das comissões da competição. Um dos projetos em destaque foi o da equipe Beebots (FLL), da escola SESI de Sobral, que aproveita o que é descartado da produção de castanhas de caju para gerar energia, por meio de um biodigestor. “O caju já estragado é macerado e colocado aqui (em um recipiente). Depois, a decomposição da carne faz o gás subir para uma camada acima do biodigestor. Nós trabalhamos isso fazendo pesquisa, reuniões,para mostrarmos para o mundo um problema que a gente enxergou”, explicou Maria Heloisa, 15, projetista da equipe, aos profissionais do Correio Braziliense.

Outra iniciativa importante foi a participação de Gerson, competidor na equipe Wolts (F1 in Schools), da Escola SESI SENAI Parangaba. Ele é uma pessoa autista e foi integrado à equipe como responsável pela manufatura. Um dos juízes que assistiram às apresentações da equipe ficou feliz ao constatar que a inclusão de Gerson foi feita efetivamente. “Outras equipes também chegaram com pessoas autistas na competição, mas os juízes consideram que era uma atitude mais superficial. No nosso caso, nós não adaptamos a equipe para o Gerson, mas fizemos com que ele se adaptasse à Formula 1. E o juiz acreditou que esta é a verdadeira inclusão, respeitando as limitações”, comenta o técnico Anderson Lima.

As equipes que foram a Brasília contaram com o apoio de empresas patrocinadoras como Soutech, M. Dias Branco, Impacto Protensão, Termite, Deway, FrameWork, B&Q e Aproar.


O que vem por aí…

Já em maio deste ano, o Ceará está de olho no Open Internacional que será realizado no Pavilhão da Bienal de São Paulo (SP), dentro do Parque Ibirapuera.

Levaremos três equipes para concorrerem nas categorias FTC, FRC e F1 in Schools! Em breve, publicaremos as novidades pra vocês!

 


LEIA MAIS

Conheça melhor as equipes cearenses que estão no 5º Festival SESI de Robótica, em Brasília (DF)

Robótica: conheça a equipe da rede municipal de Fortaleza que, com apoio do SESI, está competindo no torneio nacional em Brasília

Abertura oficial do Festival SESI de Robótica reúne milhares de estudantes em Brasília (DF), com participação do Presidente da CNI

Seminário Internacional SESI SENAI de Educação inicia com debate sobre desenvolvimento, inclusão e desafios

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright