telefone(85) 4009.6300

Comitiva alemã formada por representantes de associações setoriais e de instituições voltadas para economia de hidrogênio verde visita unidade do SESI SENAI Ceará

17/03/2023 - 22h03

Na manhã desta quinta-feira (16/03), o 1° Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, recebeu delegação formada por representantes de associações da Alemanha voltadas ao mercado de Hidrogênio Verde. O evento foi organizado pela Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), no âmbito do projeto H2Brasil.

A delegação estrangeira foi composta por Loana Von, Diretora Executiva Adjunta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha; Gianna Pedot, Assessora Técnica do Programa H2 Brasil da GIZ; Jens Hürren, vice-presidente da AHK Rio e Diretor Gerente da MAN Energy Solutions Brasil; Romuald Bittl, Conselheiro e Chefe do Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock; Werner Diwald, Presidente do Conselho DWV; Ekaterina Esche, Assessora de Comunicação Internacional BVES e Catharina Horn, Gerente do Programa Internacional de Soluções Energética da NOW Gmbh.

Também participaram do encontro, André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; Roberto Macêdo Ex-Presidente da FIEC e Presidente do Sindtrigo; Salmito Filho, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico; Roseane Medeiros, Secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado; Joaquim Rolim, Secretário Executivo da Indústria da SDE; Hidelbrando Soares, Reitor da UECE; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais; Karina Frota, Gerente do CIN; Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC; Lauro Fiuza Junior, Presidente do Conselho Servtec, Augusto Albuquerque, Pró-Reitor de Assuntos Internacionais da UFC; Luis Eduardo Barbosa, Diretor do Sindienergia e Felipe Gurgel, 1º Vice-Presidente do Simec.

A reunião teve como objetivo a apresentação do potencial que o Ceará tem para se tornar o maior produtor de Hidrogênio Verde do mundo. O Estado conta com estrutura física propensa e parceria com o Porto de Roterdã, o que aumentou o número de exportações.

Carlos Prado iniciou o encontro agradecendo a visita da delegação. “É uma honra recebê-los aqui, hoje, em nome do Presidente Ricardo Cavalcante. A FIEC tem trabalhando incansavelmente para fomentar o diálogo entre investidores, poder privado e poder público, criando oportunidades de negócios que possam fazer a indústria do nosso estado crescer cada vez mais. Esperamos que a parceria entre Brasil e Alemanha continue”, afirmou o 1° Vice-Presidente da FIEC.

“A FIEC, mais uma vez, está de parabéns por impulsionar o Ceará nos negócios referentes ao Hidrogênio Verde, fazendo a conexão entre o setor público, o setor produtivo industrial, a Academia e até com interlocutores internacionais. É preciso explorar ainda mais a vantagem competitiva que o Ceará tem em energias renováveis”, ressaltou Salmito Filho.

Os visitantes assistiram a apresentação do Secretário Executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Joaquim Rolim, que apresentou as bases da Indústria do Hidrogênio Verde no Ceará e como o Estado está pronto para contribuir com a produção do combustível do futuro.

Os representantes das delegações tiveram alguns minutos para apresentar suas Associações e quais os interesses que estão buscando no país.

Em seguida, a Gerente do CIN, Karina Frota fez uma apresentação do Centro Internacional de Negócios da FIEC, assim como do IEL Ceará e SESI e SENAI Ceará. “O CIN tem como missão promover a internacionalização das empresas cearenses, oferecendo soluções e serviços para facilitar a atuação das empresas no mercado externo. Referência em comércio exterior no Ceará, nós fomentamos a geração de negócios internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado, através de parcerias com instituições públicas e privadas”, ressaltou.

Já o Consultor do Núcleo de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, reforçou os pontos fortes apresentados sobre o potencial do Ceará na produção do Hidrogênio Verde. “O potencial do Brasil para a produção de Hidrogênio Verde já foi reconhecido por vários estudos internacionais. Um deles, o da Bloomberg, aponta que o país, em 2030, pode ser o produtor com o menor custo. Para 2050, a expectativa é que o Hidrogênio Verde produzido no Brasil seja o mais competitivo”, disse.

A Consultora internacional da FIEC, Monica Saraiva Panik, que reside na Alemanha, participou da reunião de forma remota e se colocou à disposição de todos da delegação para dar continuidade aos negócios entre os dois países.

Ainda durante o encontro, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou serviços e cases do Observatório, colocando a ferramenta à disposição do grupo para futuras negociações. Para fechar a reunião, líderes industriais e o Reitor da UECE também fizeram apresentações sobre os trabalhos e projetos desenvolvidos visando a sustentabilidade e um futuro mais verde.

A visita do grupo continuou à tarde na unidade do SENAI, na Barra do Ceará.


Sobre o projeto H2Brasil

O projeto H2Brasil integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright