telefone(85) 4009.6300

Abertura oficial do Festival SESI de Robótica reúne milhares de estudantes em Brasília (DF), com participação do Presidente da CNI

16/03/2023 - 00h03

Esta quarta-feira, 15, foi bastante movimentada, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), onde acontece o 5° Festival SESI de Robótica. As equipes de 24 estados brasileiros dedicaram o dia à montagem de stands e pitches, à preparação para as competições e à festa de abertura, com a presença do Presidente da CNI, Roberto Braga de Andrade, e do Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

Para todos os lados, estudantes espalhados por cerca de 30 mil m², interagindo entre si e entrando no clima de disputas que começam nesta quinta. Caras pintadas, adereços, peças de robôs, tambores, bandeiras e uma festa de cores e espírito de integração tomaram conta de todos os espaços do evento.

Ao final da tarde, deu-se início à abertura oficial do evento, apresentada por Glenda Kozlowski, ao som da banda brasiliense Surf Sessions. “São mais de 2 mil estudantes, de 9 a 18 anos, envolvidos em quatro competições diferentes e que acontecem tudo junto e misturado, do jeitinho que a gente gosta. Este ano é um marco na história que o SESI vem escrevendo na robótica. No ano passado, a robótica do SESI completou uma década! (...) E esse trabalho todo tem uma razão muito importante: o SESI acredita na robótica como um caminho para formar os cidadãos do futuro”, reforçou Glenda.

Em sua fala de abertura, o Presidente da CNI enfatizou a importância da robótica como uma forma de aproximação dos jovens às tendências atuais do mercado de trabalho. “O Sistema Indústria, CNI, SESI, SENAI e IEL, nós estamos felizes demais em realizar mais um Festival SESI de Robótica e com a participação de jovens e alunos do Brasil inteiro. Nosso objetivo é, cada vez mais, fazer com que vocês tenham as melhores oportunidades do Brasil, nas nossas escolas do SESI; que vocês tenham interesse em participar das nossas atividades educacionais; e que nós possamos levar a vocês o conhecimento da vida de todas as atividades que, hoje, fazem parte do dia a dia das pessoas”, disse. “Quero agradecer ao Rafael Lucchesi, nosso Diretor de Inovação e Tecnologia, e ao Paulo Mól, Diretor do SESI, e toda a equipe”, completou Roberto Braga de Andrade.

Assim, foi dada a largada para o 5° Festival SESI de Robótica, por Glenda e pelo Coordenador da FLL e Especialista em Educação do Departamento Nacional do SESI, Marcos Sousa. E, como é tradicional nas competições, os estudantes se reuniram no estádio Mané Garrincha para a Festa da Amizade, momento de descontração, com show ao vivo e integração total entre as delegações dos quatro cantos do país.

O que vem nos próximos dias

Nesta quinta-feira, começa a competição, pra valer. O torneio vai até sábado, dia 18 de março. As mais de 240 equipes escolares vão disputar em quatro categorias: FIRST LEGO® League Challenge -  FLL; FIRST Tech Challenge - FTC; FIRST Robotics Competition – FRC; e F1 In Schools.

O Ceará está representado por 10 equipes, com um total de 87 estudantes. São elas:

FIRST LEGO® League Challenge -  FLL
1) Excelsus - Escola SESI Barra do Ceará (Fortaleza)
2) Beebots - Escola SESI de Sobral
3) Big Heros - EMEIEF Reitor Pedro Teixeira Barroso (Barra do Ceará - Fortaleza)
4) X-Stage - Escola SESI de Sobral 

FIRST Tech Challenge - FTC
1) Clusters - Escola SESI Parangaba (Fortaleza)
2) Raptors Robotic's - Escola Padre Azarias Sobreira – Juazeiro do Norte
3) Spartan - Escola SESI Sobral

FIRST Robotics Competition – FRC
1) All Might - Escola SESI Parangaba (Fortaleza)

F1 In Schools
1) Gogotech - Escola SESI Parangaba (Fortaleza)
2) Woltz - Escola SESI Parangaba (Fortaleza)

As equipes contam com patrocinadores como Soutech, M. Dias Branco, Impacto Protensão, Termite, Deway, FrameWork, B&Q e Aproar.

Confira a programação completa do 5° Festival SESI de Robótica, clicando AQUI.


SAIBA MAIS:

Delegação de robótica do Ceará visita SESI Lab, em Brasília, com a presença de Paulo André Holanda

Ceará vai competir em Torneio Nacional de Robótica, em Brasília, com equipe formada por 100 pessoas

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright