FIEC recebe reunião do Grupo Mulheres do Brasil com participação da vice-governadora do Ceará, Jade Romero
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, em sua Casa da Indústria, a reunião geral do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Fortaleza nesta segunda-feira, 13/03. Com a presença da Vice-Governadora e Secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, o grupo, liderado na capital cearense e co-fundado por Annette de Castro, teve sua primeira reunião geral de 2023 e celebrou o Dia Internacional da Mulher na ocasião.
Jovens, mulheres e homens que participam dos projetos desenvolvidos pelo Grupo Mulheres do Brasil estiveram presentes na noite. 17 jovens, de 9 a 18 anos, que integram o grupo Sons de Aratanha, formado através do projeto Florescer, apresentaram alguns clássicos da música para os convidados e convidadas do momento. A iniciativa leva a formação musical para crianças e jovens que vivem em situação de risco, expandindo seus horizontes por meio da arte.
Os concludentes do grupo Vozes da Liberdade, que promove aulas de artesanato e de temas como empreendedorismo, gestão e cultura da paz, receberam os certificados de conclusão do curso, que oferece novas oportunidades a pessoas que estiveram encarceradas no Ceará. Maria Pastora Simão da Silva, uma das concludentes do projeto, destacou que o curso lhe ofereceu uma nova realidade. “A minha experiência foi muito maravilhosa. Depois que saí do sistema [prisional], fui muito bem atendida nesse projeto, aprendi bastante, estou muito empenhada. E isso mudou minha vida. Quero voltar à cidadania e essa foi uma oportunidade maravilhosa para que eu possa ajudar meus filhos, com mais uma renda para levar para casa. Também foi muito importante para que a sociedade passasse a me ver com outros olhos”, relatou.
Annette Castro, Líder do Mulheres do Brasil em Fortaleza, destacou o trabalho conjunto da FIEC, através do SENAI Ceará, com iniciativas do Grupo. “No Vozes da Liberdade, nós recebemos egressas do sistema prisional, mulheres vítimas de violência doméstica, damos aulas de artesanato, de comunicação não-violenta, cultura de paz, gestão financeira, com o apoio do SENAI, que está sempre com a gente, permitindo que essas pessoas possam ter um novo caminho na sua vida através do artesanato e do empreendedorismo”, destacou. A co-fundadora do Mulheres do Brasil agradeceu ainda a todos os alunos, colaboradores e parceiros que fazem o Grupo e comemorou os dez anos de atuação nacional e os sete no Ceará.
A Vice-Governadora Jade Romero pontuou que sempre viu a política “como um meio de transformação da vida das pessoas”, e que pretende, sempre, incentivar as mulheres a ocuparem os mais diversos espaços. “Eu venho muito empoderada para fazer muito pelas mulheres que já vieram e pelas que virão. Quero poder falar muito dessas experiências na política, mostrando que a gente é capaz e encorajando outras mulheres a ocuparem esse espaço em que eu estou e tantos outros, para que a gente realmente amplie essa participação em toda a sociedade. A gente precisa dar as mãos, e o Mulheres do Brasil tem contribuído muito para isso, para construir aquilo que a gente sonha, que é um Ceará mais acolhedor, mais justo, mais próspero, que abrace e que proteja as nossas mulheres. Essa é a nossa missão e eu sei que posso contar com você, Annette, e com todas vocês, para que a gente consiga alcançar esse objetivo”, concluiu.
Também estiveram presentes na reunião a Diretora Administrativa e Financeira da BSPAR, Renata Santiago; a Gerente da KPMG Brasil, Andressa Vasconcelos; a Defensora Pública do Estado do Ceará, Kelviane Barros, e a Secretária Executiva do Conselho Cearense das Mulheres, Silvinha Cavalleire.
Sobre o grupo
Criado em 2013, o Grupo Mulheres do Brasil reúne mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e tem mais de 114 mil participantes no Brasil e no exterior, divididas em 155 núcleos.