telefone(85) 4009.6300

Presidente do Sindredes recebe Medalha Edson Queiroz na Câmara Municipal de Fortaleza

13/03/2023 - 08h03

Aluísio da Silva Ramalho, empresário e Presidente do Sindicato das Indústrias de Redes no Estado do Ceará (Sindredes), foi homenageado com a Medalha Edson Queiroz, nesta quinta-feira, 9/03, em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza. A Comenda foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos e aprovada, por unanimidade, pelo plenário da Câmara.

O empresário, de 85 anos, presidiu, por décadas, a empresa Ramalho Têxtil, fundada por seu pai, “Seu Pedro” Ramalho, em 1944. Com atuação pioneira, foi responsável pela primeira exportação de redes do Ceará para a Europa, na década de 1970, vislumbrando o amplo potencial hoje explorado no ramo.

“Construí minha vida voltada ao meu trabalho, na Ramalho Têxtil, e à minha querida família. Para nós, a rede mistura-se com a identidade do Nordeste e sim, devemos exportar o que temos de bom no nosso chão”, ressaltou Aluísio Ramalho em seu discurso. A participação da FIEC, sua “segunda casa”, em sua história, também foi destacada. “Falar em reconhecimento do empreendedorismo industrial é também falar da nossa Federação das Indústrias do Estado do Ceará, entidade pela qual nutro profunda gratidão e respeito, e que representa a defesa de todos que fazem a indústria do Ceará. Com o apoio da FIEC, tão bem presidida atualmente pelo meu amigo Ricardo Cavalcante, o Ceará avançou, avança e avançará rumo à tecnologia e ao desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, concluiu.

Em sua trajetória, Aluísio Ramalho ocupou espaços de liderança na indústria, trazendo inovação e modernização ao setor de redes. Ajudou a criar o Sindredes e está no quarto mandato consecutivo, como Presidente. Além disso, participou do Conselho Fiscal, dos Conselhos do IEL e SENAI, e contribuiu como Secretário, Diretor Tesoureiro e Diretor Administrativo da FIEC ao longo de sua trajetória.

Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC, enfatizou que “Aluísio é um companheiro já de décadas na FIEC. Ele faz parte da própria história da Federação, e ele conseguiu, ao longo dos anos, construir um ciclo de amizades muito importante, ajudando a criar esse clima de amizade que nós precisamos ter sempre nas instituições. É uma pessoa que eu admiro muito. Os valores familiares dele são exemplares. E nós estamos muito felizes em estarmos aqui participando dessa solenidade e representando a FIEC”.

Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, presente na solenidade, vê, na figura de Aluísio Ramalho, uma inspiração. “É uma pessoa com um coração espetacular, uma pessoa do bem. Eu estou no SENAI há 9 anos e ele foi Conselheiro desde que eu entrei até pouco tempo, sempre, de uma forma assertiva, nos orientando, fazendo com que o SENAI faça o melhor e acerte nas suas ações. Além disso, é um empresário de sucesso, que ganhou o Brasil e ganhou o mundo. Aprendi muito com ele. E um detalhe: todas essas ações que estamos fazendo na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) devem-se a ele. Ele foi quem provocou todo esse ambiente para que a gente pudesse estar fazendo o que estamos fazendo dentro dos presídios, trabalhando na transformação de vidas e ressocializando por meio da educação e do trabalho. Então é com muita alegria que estou aqui hoje para abraçá-lo”, contou.

Sobre a medalha

A Medalha Edson Queiroz homenageia pessoas físicas ou jurídicas de destaque em Fortaleza pelo empreendedorismo em prol do desenvolvimento industrial e comercial e pelas ações na promoção dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Participaram da solenidade, representando a FIEC, Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da Federação; André Montenegro, Vice-Presidente; Chico Esteves, Diretor Administrativo; Carlos Rubens, Diretor Financeiro Adjunto; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais; os Ex-Presidentes da Federação, Fernando Cirino e Roberto Macêdo; Margaret Lins, Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará; Paulo Alexandre de Sousa, Presidente do Sindroupas; José Antunes Mota, Presidente do Sindlacticínios; Luciano Aragão Bezerra, Presidente do Sindgráfica; Agostinho Alcântara, Presidente do Sindserrarias e do Sindsal; Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções; Ricard Pereira, Diretor do Setor Metalúrgico; Dinalvo Diniz, Presidente do SINCONPE; Aluísio Ramalho Filho, Diretor da FIEC; Chico Eulálio, Diretor da FIEC; Emílio Ramalho, Diretor do Sindredes; Cláudio Targino, ex-presidente do Sindbebidas; José Dias Vasconcelos, ex-presidente do Sindquímica e do CIC, além de vários amigos como Waldir Diogo, Antônio Balhman e familiares do agraciado. A deputada federal Fernanda Pessoa também participou da homenagem.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright