telefone(85) 4009.6300

Coordenadora do Núcleo de Negócios em ESG da FIEC palestra sobre importância da Agenda ESG em Convenção da FIEMS

07/03/2023 - 13h03

A necessidade e os benefícios de implantar uma nova cultura de atuação por parte das indústrias, aliando respeito ao meio ambiente, diversidade e gestão de qualidade, foram abordados na palestra "A Importância da Agenda ESG nos Negócios", realizada nesta sexta-feira (03/03), na Convenção FIEMS 2023. A atividade foi ministrada pela Coordenadora do Núcleo de Negócios em ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Alcileia Farias.

A sigla ESG consiste em um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança a serem considerados na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos com o objetivo de nortear as atividades, negócios e investimentos sustentáveis. Portanto, devem ser parte integrante da estratégia das empresas.

Conforme a mestre em Ciências Empresariais, falar de práticas ESG é falar de estratégia. "Quando falamos de ESG também estamos falando de cultura", explica.

Alcileia Farias ressalta o grande potencial de sucesso da indústria de Mato Grosso do Sul ao adotar as práticas. "O Estado é extremamente verde. No E, do ambiental, tenho certeza que temos muito o que fazer. E pelo que eu ouvi dentro deste evento, eu vi que o S, de social, na FIEMS é muito forte e a sua gestão é que vai dar o tom da estratégia ESG dentro da instituição. Nós podemos colaborar e muito e a FIEC já é parceira da FIEMS, como de todas as federações do país”, destacou.

No Ceará, o Núcleo ESG funciona de forma transversal, trabalhando com SESI, SENAI e IEL. "Trouxemos isso para a nossa cultura. Porque para ajudar a indústria a implementar essa agenda dentro do setor, isso vai muito do que se faz internamente".

A diversidade das equipes está entre os pontos abordados por Alcileia Farias como central para consolidar a aplicação das práticas. "Já conseguimos mensurar o impacto positivo que uma equipe diversa traz para as empresas". Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a Organização das Nações Unidas (ONU) e várias entidades internacionais. Por isso, são essenciais para consolidar um mercado interno mais sustentável e valorizar as relações comerciais com diversos países.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright