telefone(85) 4009.6300

Março Azul-Marinho: saiba como prevenir e tratar o câncer colorretal

07/03/2023 - 07h03

O mês de março é conhecido pela campanha de conscientização da sociedade sobre o câncer colorretal - o Março Azul-Marinho. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, anualmente, cerca de 41 mil homens e mulheres são diagnosticados com esta doença, no Brasil, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente em nosso país.

O câncer colorretal atinge o intestino grosso, conhecido como cólon, e no reto - parte final do trato digestivo - e no ânus. Nestas regiões, são formados tumores que podem ser diagnosticados no estágio inicial, se houver prevenção.

“A exemplo de outras campanhas, como Outubro Rosa, esta tem sua importância em trazer a evidência para a população do quão essenciais são a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cólon e reto – doenças preveníveis e de tratamento simples, quando tratadas no início”, explica a médica do trabalho Yara Maria Freitas Bezerra.

A colonoscopia é um exame muito parecido com a endoscopia, em que o médico insere um cano fino, com uma microcâmera, no ânus do paciente, a fim de visualizar as paredes do intestino. Por este mesmo procedimento, é possível realizar biópsias ou a remoção de pequenos tumores benignos. O exame é indicado para homens e mulheres que tenham entre 45 e 50 anos de idade. As pessoas com histórico familiar de câncer podem realizar a colonoscopia antes disso, mesmo que não haja sintomas.

É importante lembrar que o câncer colorretal pode começar de forma silenciosa. Somente com a evolução da doença é que podem surgir alguns sintomas, como: sangue nas fezes; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente; alteração do hábito intestinal; mudanças na forma das fezes etc.

“Em 90 a 95% dos casos, os principais fatores de risco estão relacionados ao tabagismo, ao sedentarismo e ao padrão alimentar. São o que chamamos de fatores de risco modificáveis, ou seja, eles deixam de existir se a pessoa mudar seu estilo de vida. Desta forma, a atividade física regular, a cessação do tabagismo e uma alimentação com menor quantidade de industrializados, gordura e açúcar são as melhores formas de fazer a prevenção da doença”, explica a médica.

A idade também é fator de atenção. Para pessoas com mais de 50 anos, as chances de apresentar a doença são maiores.

Prevenção e Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce traz até 90% de possibilidade de cura do câncer colorretal. Hoje, a indicação é que todos façam colonoscopia, a partir de 45 anos, devendo ser repetida a cada 10 anos, se o resultado for normal e não houver sintomas relacionados. A colonoscopia também possibilita que sejam identificadas e retiradas lesões no intestino, antes delas se tornarem cancerígenas.

Se houver histórico familiar de câncer no intestino e reto, a indicação é fazer o exame a partir de 40 anos de idade.

“Outro exame importante para o diagnóstico precoce é a pesquisa de sangue oculto nas fezes. É um exame simples e de baixo custo que pode ser feito como triagem”, explica Yara.

“No SESI temos a oferta de serviços de promoção à saúde – academias, nutricionistas, educadores físico -., que são base para prevenção deste e de outros tipos de câncer. Além disso, dispomos de serviços de atendimento médico para investigação, diante de sintomas precoces, assim como exames de laboratório e imagem.  Para a indústria, temos também a abordagem educativa, através de palestras nas empresas, além da vigilância ativa à saúde dos funcionários, por meio de consultas ocupacionais periódicas”, conclui.

Onde procurar atendimento

As SESI Clínicas estão preparadas para realizar atendimento clínico e exames preventivos contra vários tipos de doença, incluindo o câncer colorretal. No Ceará, são cinco unidades, distribuídas nos seguintes endereços:

FORTALEZA
📍 Centro - Av. Padre Ibiapina, 1449
📍 Parangaba - Av. João Pessoa, 6754

MARACANAÚ
📍 Distrito Industrial - Av. do Contorno, 1103

SOBRAL
📍 Campos Velhos - Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003

JUAZEIRO DO NORTE
📍 Pirajá - Rua José Marrocos, 2265

Para agendar consultas e exames, basta ligar para a Central de Atendimento, no número (85) 4009-6300. Veja todas as especialidades e procedimentos ofertados nas SESI Clínicas, clicando AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright