SENAI Ceará promove imersão de profissionais para alcançar melhores resultados no SAEP
A prestação de serviços dos profissionais do SENAI Ceará atende as expectativas de quem os contrata, em função do alto nível de capacitação dos cursos técnicos. “Essa é a nossa nobre missão, enquanto instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC: a de proporcionar soluções exequíveis para as inúmeras demandas. Para isso, precisamos estar sempre em busca da melhor qualificação. Nesse contexto, estamos aprimorando os nossos números no Sistema de Avaliação da Educação Profissional, o SAEP”, disse a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente.
Esse sistema vai mensurar a qualidade dos serviços dos profissionais dos cursos técnicos do SENAI Ceará. A partir de abril, os mil alunos das seis unidades do estado começam a ser submetidos às provas objetivas e aos exames práticos. Os resultados serão considerados um parâmetro para o Índice de Desempenho da Avaliação Profissional, o IDAP, um indicador do SAEP.
O objetivo é que os alunos atinjam o nível avançado, o maior na escala de desempenho. “Nós estamos fazendo um nivelamento metodológico de aspectos tecnológicos, os de taxinomia, além de definirmos os objetivos educacionais, que vão ser importantes para que os docentes consigam avaliar se estão conseguindo alcançar aquelas competências que estão dentro dos cursos. Também estamos trabalhando a estrutura dos itens e estudando os motivos dos alunos errarem algumas questões”, disse o analista de Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, Hugo Nakatani.
Desde sábado (25/02), cento e dez colaboradores do SENAI Ceará estão reunidos na unidade da Barra do Ceará, em uma oficina de elaboração das avaliações. O encontro será realizado até sexta-feira (03/03), quando a metodologia das avaliações vai ser concluída. “Nós estamos orientando como vai ser o modelo da prova prática para identificar os pontos fortes e fracos e, assim, saber onde podemos melhorar”, concluiu Hugo.
Para o especialista técnico de automação e mecatrônica do SENAI Ceará, Emerson Jimmy, essa capacitação é de grande importância, “Nós estamos com o desafio de nos superarmos. Estamos focados e certos de que teremos condições de fazer a avaliação de forma mais isenta e transparente”, disse.
O Instrutor Educacional da area de tecnologia da informação do SENAI Jacarecanga, César Viana, complementou: A interação tem o objetivo de melhorarmos todo o contexto da aprendizagem. Para isso, estamos nos capacitando para que os alunos atinjam o nível esperado por todos nós”, finalizou.