Sindquímica realiza a sua primeira reunião do ano com associados e comemora o crescimento do número de filiados
Na noite da última terça-feira (14), o Sindquímica realizou a primeira reunião do ano com seus associados e diretoria para apresentar as ações e projetos do sindicato previstos para 2023, além de informes gerais. O encontro ocorreu na Sala VIP da cobertura da Fiec. A reunião teve início com a apresentação dos novos associados pelo presidente do sindicato, Paulo Gurgel, e por Marcos Soares, diretor de Relações Industriais do Sindquímica. Eles deram as boas-vindas às empresas: BIZ Embalagens, Jimeli Cosméticos, Bob Pack Rótulos e Embalagens, Duna's Embalagens e Acessórios, La Vezzi e Clean Fortal. "Somos um sindicato forte porque somos unidos. Aqui, nada se decide por maioria. Tudo se define por consenso", destacou Gurgel, complementando que hoje o sindicato já conta com 135 associados.
Em seguida, foram passadas atualizações sobre a instalação do Polo Industrial de Maranguape - projeto multissetorial que será executado no município da Região Metropolitana de Fortaleza, envolvendo o Sindquímica, o SindRoupas, o SindConfecções e o SIMEC, com o apoio do Sistema FIEC, do Sebrae e da Prefeitura de Maranguape. O lançamento do empreendimento está previsto para o próximo dia 11 de março. O vice-presidente do Sindquímica, Beto Chaves, fez uso da palavra em seguida, falando da nova parceria firmada pelo sindicato em benefício dos seus associados, com a Unifor, com descontos em cursos e pós-graduações. Os interessados devem entrar em contato com o Sindquímica.
Ainda na ocasião, foi apresentado um calendário de eventos relacionados ao setor ao longo do ano em todo o Brasil e eventos já programados pelo sindicato para esse ano, como as reuniões bimestrais com associados; a 6ª edição da Expo Ceará Química, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, e o 6° Encontro Anual das Indústrias Químicas, com previsão de realização em 24 de novembro. O advogado do sindicato, Rafael Souza, do escritório Imaculada Gordiano, por sua vez, também colaborou com informações importantes na reunião, prestando orientações jurídicas aos associados e dando exemplos de ações possíveis de serem aplicadas.
Por fim, o encontro teve ainda um momento especial para debater a importância do hidrogênio verde para a indústria química no Ceará, além da relevância do monitoramento da responsabilidade dos impactos ambientais por parte dos negócios. As temáticas foram abordadas na palestra da convidada da noite, Laiz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais. "Trata-se de um tema de grande relevância, pois, neste momento, o nosso Estado está ajudando a construir uma estratégia global de transição energética e adoção do hidrogênio verde. Nosso potencial energético de fontes renováveis faz com que o mundo olhe para o Ceará. Estamos diante de uma nova forma de fazer negócio e precisamos estar atentos a essas oportunidades", destacou Laiz.