Com sala de aula lotada, IEL Ceará retoma aulas presenciais dos cursos de qualificação profissional
Nesta segunda-feira (13/2), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) retomou as aulas presenciais dos cursos de qualificação profissional de curta duração, dando vida e movimento às salas de aula do Instituto. Com uma turma lotada, o curso “Gestão estratégica de estoques e planejamento integrado de demandas” inaugurou este momento de retorno e os alunos puderam vivenciar uma experiência de capacitação mais completa, tendo um contato mais próximo com os outros participantes e o professor.
A coordenadora de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, conta que, com o controle da Covid-19 no Estado, o IEL Ceará decidiu pela retomada dos cursos presenciais atendendo às demandas dos alunos. Segundo ela, apesar dos elevados índices de aprovação dos cursos on-line, havia um desejo latente por parte de profissionais e empresários, alunos do Instituto, pelo reencontro com os professores e a troca de conhecimentos “olho no olho”.
“Enfrentamos momentos desafiadores com a pandemia, mas nos estruturamos rapidamente para o ensino remoto. Nesse período, pudemos constatar uma evolução constante dos nossos cursos e o investimento em novas tecnologias que enriquecem cada vez mais, no digital, a experiência de aprendizagem dos nossos alunos. Porém, não podemos deixar de lado o ensino presencial, pois é uma modalidade muito requisitada e que também tem as suas vantagens, como a formação e o fortalecimento de networking. A tendência é que intensifiquemos mais os cursos presenciais a partir de agora, mantendo também a oferta EaD”, comenta a coordenadora.
Gestão de estoques
O curso que marcou a retomada das aulas presenciais do IEL Ceará foi ministrado pelo especialista em Logística, Daniel Cordeiro. Para ele, as aulas presenciais aproximam o professor do aluno e favorecem a manutenção do foco. Ele explica que o curso tem uma temática bastante atual e sintonizada com o mercado, o que desperta o interesse de profissionais das mais diversas áreas.
“A gestão do estoque tem um papel fundamental nos negócios, pois reflete diretamente no resultado das organizações. A logística, de forma geral, tem tido uma enorme visibilidade nos últimos anos justamente por estarmos vivendo momentos de muita turbulência, incertezas e níveis de exigências cada vez maiores por parte dos consumidores. Isso tem exigido cada vez mais cadeias de abastecimento integradas, flexíveis e ágeis e somente com planejamento integrado de toda a cadeia e uma gestão atuante isso se torna possível”, pontua.
De acordo com ele, o curso visa disseminar a importância que a logística e a cadeia de suprimentos têm hoje sobre as empresas e mostrar que o cenário atual requer uma análise mais aprofundada de todo o ecossistema em que a empresa está inserida para que seja possível se antecipar às necessidades e garantir margem. “O curso tem a intenção de preparar o aluno ou profissional para vivenciar um processo mais dinâmico que o cenário atual exige, mostrando os principais pontos de atenção na gestão de estoque/demandas e como implementar na sua organização um fluxo de planejamento integrado que possibilite a empresa ter uma entrega final ao seu cliente final de forma a agregar valor ao negócio”, explica Daniel.