telefone(85) 4009.6300

Presidente da FIEC participa do I Encontro Setorial de Reciclagem

06/12/2022 - 21h11

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na tarde desta quarta-feira, 30/11, do I Encontro Setorial de Reciclagem, que teve como objetivo debater os desafios da reciclagem no Brasil.  Durante o evento ainda foi entregue o Prêmio Sindverde Ambiental 2022

Durante o encontro estiveram presentes Mark Augusto Lara Pereira, Presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde); Marcos Albuquerque, Vice-presidente do Sindiverde Ceará, Bruno Bertrand, Diretor Técnico do Sindiverde Ceará; Clineu Nunes Alvarenga, Presidente do INESFA; Rafael Risso de Barros, Vice-Presidente do INESFA, e Presidente do SINDINESFA; Etelvino Patrício de Medeiros, Presidente do Sindrecicla Rio Grande do Norte; Manoel Patrício de Medeiros Neto, Vice - Presidente do Sindrecicla Rio Grande do Norte; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais do Sistema FIEC; Rubens Lopes Nunes, Diretor presidente da R&T plásticos; Luciano Moreira, Diretor do Grupo Lumar e Ary Jaime Albuquerque, ex - Presidente e fundador do Sindiverde Ceará.

"É com grande entusiasmo que realizamos a abertura do I Encontro Setorial de Reciclagem e agradeço a todos pelo esforço realizado para estarem aqui prestigiando o evento. É com o emblema de que "juntos somos mais fortes" que nós do Sindverde trabalhamos. Desejo um excelente evento a todos”, disse Mark Augusto.

Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, exige que grandes geradores de resíduos tomem medidas para diminuir o impacto ambiental no meio ambiente. Essas medidas vão desde cessar ou diminuir a geração até a destinação ambiental adequada dos resíduos.

A gestão de resíduos sólidos tem se tornado um assunto cada vez mais complexo no mundo e no Brasil, o conhecimento do setor, a partir de dados atuais e confiáveis é de grande importância quando permite o acompanhamento da evolução alcançada. Não há desenvolvimento de nenhum setor sem o monitoramento contínuo do progresso.

“O Sindverde está realizando um trabalho espetacular, em que nós precisamos entender, cada vez mais, os movimentos que estão sendo realizados envolvendo a pauta ESG, legislações, entre outros assuntos. Vocês são o novo, são a mudança. Aqui ninguém é concorrente, estamos todos atrás do mesmo objetivo que é simplificar processos, aumentar a renda e gerar mais empregos”, declarou Ricardo Cavalcante.

Prêmio Sindverde Ambiental 2022

Ainda durante o evento, foi realizada a entrega do Prêmio Sindverde Ambiental 2022. Os vencedores foram Paulo André Holanda; Dana Nunes; Sérgio Lopes; Rubens Lopes Nunes; Luciano Moreira, Diretor do Grupo Lumar e Ary Jaime Albuquerque.

“O tema que está sendo tratado aqui hoje é de extrema importância, onde aproveito para destacar o trabalho realizado aqui na FIEC pelo Sindverde, Núcleo ESG, SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará. Colocamos a FIEC à disposição do que os sindicatos precisarem e que em 2023 possamos nos unir mais ainda, com projetos estruturados prontos para participar de editais de inovação. O objetivo de todos é sempre melhorar e avançar nessa temática de sustentabilidade. Parabéns a todos”, afirmou Paulo Holanda.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright