telefone(85) 4009.6300

Projeto ‘Sou Capaz’, parceria do SENAI Ceará e SAP, qualifica 19 mil, dos 21.500 internos do sistema prisional do CE

30/11/2022 - 17h11

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, acompanhado do titular da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado (SAP), Mauro Albuquerque, entregou 138 certificados de capacitação profissional a internos da Unidade Penal Itaitinga II, no município na região metropolitana de Fortaleza. Até o final do ano, 19 mil, dos 21.500 internos, serão capacitados. A ação é uma parceria entre a FIEC, através do SENAI Ceará, e o Governo do Estado do Ceará, por intermédio da SAP, que tem como objetivo promover oportunidades de reinserção social a internos do sistema prisional cearense, através de formação profissional.


“É muito gratificante saber que estamos cumprindo o nosso papel social de oferecer os cursos do SENAI Ceará para que internos possam ter oportunidades concretas de novas vidas, através de conhecimento e do trabalho. Queremos reforçar a parceria do Sistema FIEC com a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado, destacando o trabalho do Secretário Mauro Albuquerque, e também estender os nossos agradecimentos ao ex-Governador do Ceará Camilo Santana e a Governadora Izolda Cela”, completou.

A solenidade contou também com a participação da Coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE), da Secretaria de Administração Penitenciária, Cristiane Gadelha; do Diretor da Unidade Prisional Itaitinga II, Paulo Victor Dias; do Coordenador Especial da Administração Penitenciária, Alexandre Leite; do  Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; do Maestro Wilson Freire e do Policial Penal Viana.

Os internos participaram dos cursos de pintor, pedreiro, gesseiro e instalador hidráulico. “Os cursos do SENAI Ceará tiveram duração de 160 horas, em vinte dias, e são considerados um sucesso. Tanto que eles não ficaram somente na teoria e construíram quatro salas de aula, aqui mesmo nessa unidade. É a prova que estamos no caminho certo. Qualificando e, assim, garantindo uma oportunidade no mercado de trabalho para que, em uma segunda chance, eles possam desfrutar da cidadania e engrandecer a sociedade”, disse o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

O curso faz parte do Projeto 'Sou Capaz', do SENAI Ceará. A iniciativa foi celebrada pelo Secretário da Secretaria de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. “É hora de enaltecer essa grande parceria firmada com o Sistema FIEC. Com isso, estamos proporcionando dignidade para os internos para que ao saírem do sistema carcerário consigam se encontrar em uma profissão, prestem serviços à coletividade e, assim, não voltem a praticar crimes. Os nossos números mostram que a taxa de reincidência está caindo de forma significativa, o que fortalece a nossa missão”, concluiu o Secretário.

Homenagens

Ricardo Cavalcante também homenageou o Secretário Mauro Albuquerque com uma placa com a seguinte mensagem: “Nossa homenagem e gratidão ao Secretário de Administração Penitenciária pelo engajamento com o Sistema FIEC na missão de transformar a vida a partir da educação, capacitação dos internos e sua reinserção no seio da sociedade.

A solenidade também foi marcada pelo momento simbólico, em que o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, entregou o certificado de gesseiro para um dos 138 internos.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright