telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará oferece vagas em 50 cursos profissionalizantes para jovens de Caucaia.

29/11/2022 - 14h11

A chance de qualificação profissional vai bater na porta de milhares de jovens de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Eles já tiveram os nomes inscritos no Programa ‘Meu primeiro emprego’, uma parceria entre a Prefeitura e o SENAI Ceará, além do SENAC e CIEE.


O lançamento do Programa foi realizado, hoje, (29/11), na Câmara Municipal do Município  contou com a participação do Prefeito Vitor Valim; da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos; da Gerente de Educação da Unidade de Educação do SENAI Ceará (Uned) Sônia Parente; da Diretora Regional do SENAC Ceará, Débora Sobra, da diretora do Centro de Integração; da representante do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Ivna Lima; da executiva da Aeris, Sara Duarte; da executiva da empresa Vitória, Silvia Amélia; da executiva da restaurante Temperos da Casa Diana Ribeiro e representando o supermercado Super Caucaia, Nadila Andrade.


A Gerente de Educação da Unidade de Educação do SENAI Ceará (Uned) Sônia Parente enalteceu o projeto e reforçou a missão social da Federação das indústrias do Estado do Ceará, FIEC. “O Programa Meu Primeiro Emprego faz parte de uma agenda de compromissos com a qualificação profissional que nós temos a missão de liderar. Com isso, temos a garantia de que estamos no rumo certo: com trabalho, empenho e vontade em oferecer um novo horizonte para tantos jovens”, disse.


Os cinquenta cursos vão capacitar os jovens a iniciar as atividades profissionais junto as empresas parceiras da Prefeitura: Aeris, Vitória, Aço Cearense, Temperos da Casa, Atacadão, Iandê, Compre Max, Rocca, Gerdau, Ecofor e Super Caucaia. Na prática, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, vai ser o elo entre os empresários e os jovens. A medida vai aquecer a economia local e proporcionar um novo horizonte profissional para os jovens.


A meta da Prefeitura é capacitar mais de 2 mil jovens até o próximo ano. “Investir nos jovens é investir no futuro da nossa cidade. Nos comprometemos em libertar Caucaia e, isso sim, é libertar verdadeiramente, dando independência e oportunidade para os nossos jovens com qualificação e o primeiro emprego”, declarou o Prefeito Vitor Valim.


Embora o programa tenha sido lançado oficialmente, hoje, as ações já tinham iniciado com a qualificação dos primeiros 500 jovens. Luiane Santos faz parte dessa lista. “As minhas expectativas são as mais positivas possíveis porque é uma empresa séria, que dá muita oportunidade. Eu fiquei muito feliz quando eu pude fazer parte do processo seletivo, oportunidade que muitos jovens esperam, mas não conseguem. O curso já está no meu currículo, e é mais uma chance de eu conseguir um trabalho de recepcionista”, comemora.


  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens são os mais atingidos pelo desemprego no País. Só no Ceará, 30% dos jovens não estudam nem trabalham. E é esse o público-alvo do novo programa lançado, hoje.




 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright