telefone(85) 4009.6300

4 equipes cearenses se classificam para a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, em 2023

29/11/2022 - 12h11

Neste domingo, 27/11, foi encerrada a etapa regional Nordeste do Torneio SESI de Robótica. O evento, realizado pela primeira vez pelo SESI Ceará, aconteceu na Escola SESI SENAI Parangaba, onde quatro equipes cearenses conseguiram se classificar para a etapa nacional que acontecerá em Brasília (DF), em março de 2023, no Estádio Mané Garrincha.

Ao todo, 21 equipes formadas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas nordestinas e das escolas da rede SESI SENAI cearenses participaram desta etapa do torneio, alinhados com o tema da temporada: “Super Powered”, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras e projetos de pesquisa voltados à produção de energia limpa e sustentável.

As vencedoras

As equipes cearenses classificadas são:

  • 1º lugar - Excelsus - Escola SESI Barra do Ceará (Fortaleza);
  • 2º lugar - Beebots - Escola SESI de Sobral;
  • 3º lugar - Big Heroes - EMEIEF Reitor Pedro Teixeira Barroso (Fortaleza);
  • 4º lugar - X-Stage - Escola SESI de Sobral.

Estreia grandiosa

Foi a primeira vez que o Departamento Regional SESI Ceará operou a etapa Nordeste do torneio de Robótica. E que estreia! “Em nome da Gerência de Educação Tecnológica do SESI Nacional, eu, na liderança do Programa de Robótica, já tive o prazer de estrear outros dois regionais e vou dizer que, aqui no Ceará, foi uma das maiores experiências da minha vida! Este regional estreou grande!”, disse Marcos Sousa, Coordenador da FLL e Especialista em Educação do Departamento Nacional do SESI.

O superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, também manifestou satisfação. “Ficamos muito felizes em poder realizar uma etapa regional de um evento desta magnitude para o país. Estão de parabéns as equipes de organização e educação do SESI - comandadas pela educadora Ana Paula Pinho. Agradeço ao corporativo da FIEC e à equipe do SENAI Ceará que ajudou os alunos na formatação de seus trabalhos.”

No reconhecimento dado às ações efetivas de incentivo à educação, Holanda também agradeceu à presidência da FIEC. “Agradeço ao presidente Ricardo Cavalcante e toda sua diretoria por apostar e acreditar na educação do SESI e do SENAI que, com certeza, influi no nosso estado e em nossa sociedade, pois educação é o caminho para a liberdade e para o ingresso no mercado de trabalho”, completou.

O que é o FLL

FLL é a sigla para FIRST® LEGO® League, uma competição desafiadora que une aprendizado e prática de robótica, valorizando o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a definição de ações e promove o diálogo e o respeito às diferentes opiniões. Entre os objetivos do torneio, estão o fortalecimento da capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos estudantes, para que possam ser inspirados a seguir carreira nas áreas de engenharia, matemática e tecnologia, além dos benefícios gerados para o setor industrial da nossa região, promovendo competitividade, sustentabilidade e desenvolvimento de capital humano.


Saiba mais:
Abertura da etapa regional do Torneio SESI de Robótica esquenta as equipes para os três dias de competição

 


Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright