Logística Inteligente, cabotagem, hidrogênio verde e negócios entre Brasil e Portugal, foram um dos assuntos tratados durante a Expolog 2022
Fortaleza recebeu durante os dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos, a maior feira multimodal de transporte e logística do Norte e Nordeste, a Expolog 2022. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi uma das patrocinadoras da feira, que, este ano, teve como tema central “A Logística Inteligente”.
Durante a edição deste ano, foram retomadas as rodadas de negócios presenciais e painéis com especialistas no assunto. No primeiro dia de evento, o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço foi o mediador no painel Logística, Energia e Hidrogênio Verde, que contou com a participação da Consultora Internacional da FIEC, Monica Panik; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias do Ceará (CSEnergias) e o Gerente da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos.
O hidrogênio já é um gás usado como fonte para transportes e para a indústria. As duas formas mais consumidas desse elemento químico são a marrom (gerado por carvão) e a cinza (gerado por metano).
Durante o evento, Monica destacou que a Califórnia e a Europa devem ter, até 2023, 100 mil caminhões operando de forma sustentável, prontos para carregar o Hidrogênio Verde. “O transporte de H2V só fará sentido se for feito de forma limpa, sem a emissão de gases”, completou a especialista.
Já Jurandir Picanço apresentou que diversos países estão interessados na produção deste combustível limpo e que o Ceará tem um enorme potencial por conta do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). “Diferentes empresas já assinaram memorandos de entendimento com o governo do estado e estão em processo para a abertura de uma usina de Hidrogênio Verde no Ceará”, destacou Jurandir.
“A logística é um tema importante para o hidrogênio verde, devido à necessidade de transporte do produto até o local de consumo. Tendo em vista que grande parte do hidrogênio terá como finalidade a exportação, então a logística ganha mais importância, pois será necessário que o custo de transporte seja competitivo. Por isso tudo, consideramos muito importante trazer esse tema para o debate com os especialistas presentes à Expolog”, declarou Joaquim Rolim.
No segundo dia de evento, a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Karina Frota foi a moderadora do painel “Internacionalização e Estratégias Competitivas” com a participação da Coordenadora do Núcleo de ESG da FIEC, Alcileia Sena de Farias. “A logística, além de estratégica, é indispensável para a internacionalização empresarial”, destacou Karina.
Ainda no dia 24 de novembro, O Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEC; Heitor Studart, participou da mesa redonda com o tema “Infraestrutura Logística - Expectativas para 2023”, juntamente com o Marcelo Maranhão, Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE); Alcântara Neto, Gerente de Operação Portuária do CIPP; Julio Cavalcante, Sec. Executivo do Comércio Serviços e Inovação da Sedet e Célio Fernando, Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil.