Sindroupas e Sindconfecções entregam Comenda Beni Veras a empresários cearenses do setor de moda e confecção
O Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhora no Estado do Ceará (Sindconfecções) e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas), em parceria com a FIEC e o SEBRAE, homenagearam, nesta sexta-feira (25/11), dois empresários cearenses com a Comenda Beni Veras.
A Comenda Beni Veras foi entregue pela primeira vez há 10 anos e tem como objetivo reconhecer grandes personalidades públicas e empresariais que, ao longo de suas trajetórias, contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento da indústria da moda e da confecção no Estado do Ceará. Desta vez, foram agraciados Adolfo Araújo, fundador da Terceira Via Jeans; e Raimundinha Girão, fundadora da Moda Colmeia.
A Comenda foi entregue pelas mãos dos Presidentes do Sindroupas e do Sindconfecções, respectivamente, Paulo Alexandre de Souza e Daniel Gomes Soares e do Diretor da FIEC e Vice-Presidente do Sindroupas, Aluísio Ramalho Filho, representando o Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante. Além deles, estiveram presentes o Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; o Presidente do Sindialimentos, Isaac Matos Bley; o Presidente do Sinditêxtil, Leandro Pereira; a presidente do Sindsorvetes, Mirian Pereira; o Ex-Presidente do Sindconfecções, Elano Martins; e os Diretores da FIEC Fátima Facundo e Pedro Alfredo.
"É com grande satisfação que estamos aqui reunidos para homenagear duas das figuras mais importantes do setor da moda e confecção. Quero dizer que essa comenda serve de espelho e de motivação para nós que não chegamos ainda no porte desses dois homenageados; que a gente possa, inspirados neles, fazer uma caminhada bem parecida", afirmou o Presidente do Sindroupas, Paulo Alexandre de Souza.
Para Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções, "é uma grande honra, como líder do sindicato, terminar o ano com uma homenagem tão verdadeira e sincera a quem merece muito, porque essas pessoas ajudaram muito o desenvolvimento do nosso setor, porque são ícones que fundaram esses negócios há mais de 30 anos, deram empregos, geraram renda e se envolveram e avançaram para outras cidades", ressaltou.
O Diretor da FIEC Aluísio Ramalho Filho agradeceu a presença de todos em nome do Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante, e ressaltou a importância dos dois homenageados para a economia cearense, citando a abrangência do setor de confecção e moda para as pessoas que moram e trabalham na área e como as histórias dos empresários se cruzam e se assemelham a partir da luta e na espera pelo crescimento dos seus projetos.
Homenageados
Adolfo Araújo foi um dos agraciados com a Comenda Beni Veras neste ano. Ele é formado em Engenharia Química pela UFC e trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) por 33 anos de sua vida. Então, montou sua primeira empresa de confecções e se tornou diretor da Terceira Via Jeans, hoje liderada por sua filha, Vanessa Bezerra Araújo Farias.
A empresária e fundadora da Moda Colmeia, Raimundinha Girão, também foi homenageada na 10ª edição da comenda. Em 1990, a Colmeia tornou-se oficialmente uma Moda Pronta Feminina, com 32 anos de atuação no varejo, o negócio agora está sob gestão da filha Celeste Girão.
"É uma grande honra estar aqui hoje recebendo esta comenda tão significativa e estando tão bem acompanhada do Sr. Adolfo Araújo, que tanto contribuiu para a história da indústria de confecção do Ceará. Me sinto muito grata em ver aqui reconhecido e premiado o meu ofício que, para mim, sempre foi além de um trabalho, foi um sonho de vida", disse a empresária Raimundinha Girão.