telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante é agraciado com o Troféu Desenvolvimento Setorial durante a 19ª edição do Prêmio da Construção

23/11/2022 - 02h11

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu na noite desta quinta-feira (17/11), no Teatro José de Alencar, o Troféu Desenvolvimento Setorial, durante a 19ª edição do Prêmio da Construção, evento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).

“O Sinduscon é o sindicato fundador da FIEC, mais antigo até do que o Sistema, e hoje  celebramos também os seus 80 anos. Estamos extremamente honrados em participar deste momento e é com muita alegria que recebo o troféu do Desenvolvimento Setorial. Aproveito a oportunidade para agradecer o setor da construção civil por todos os empregos que ele gera em nosso estado. Destaco ainda que, nos próximos anos, a demanda de serviço vai crescer muito graças ao avanço da produção de hidrogênio Verde no Ceará. Tenho certeza que a construção civil, a indústria e os cearenses vão aproveitar essa oportunidade para transformar o nosso estado e promover mais desenvolvimento ”, declarou Ricardo Cavalcante.

A premiação ocorreu durante solenidade de homenagem à cadeia produtiva da construção do estado. O sindicato reuniu além do Presidente Ricardo Cavalcante, Patriolino Dias de Sousa, Presidente do Sinduscon Ceará; José Sarto, Prefeito de Fortaleza; Elmano de Freitas, Governador eleito do Ceará; Igor Queiroz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz; Roberto Macêdo e Fernando Cirino, Ex-Presidentes da FIEC; o Senador Júlio Ventura Neto; Nailde Pinheiro, Presidente do TJCE; André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, além de empresários, autoridades, convidados e formadores de opinião.

O evento objetiva reconhecer o mérito daqueles que, ao longo do ano, ou no decorrer da sua trajetória, trabalharam em prol do desenvolvimento do setor da construção civil.

O Presidente do Sinduscon, Patriolino Dias iniciou o discurso destacando que se a construção civil vai bem, o estado como um todo vai também. Falou ainda da parceria com a FIEC ao longo dos anos. “Temos a imensa alegria de informar que o nosso Programa Qualidade de Vida da Construção Civil, que tem como parceiros o SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará, está levando saúde, segurança, educação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. As ações são realizadas gratuitamente nos canteiros de obras das construtoras associadas ao sindicato, dentro do horário de trabalho, com uma hora de duração, cada. Agradeço à parceria da FIEC e do Presidente Ricardo Cavalcante por todo o apoio e reafirmo que o Ricardo é merecedor de todos os prêmios que vem acumulando ao longo da gestão”, afirmou Patriolino.

Além do prêmio recebido pelo Presidente da FIEC, foram homenageadas personalidades nas categorias Operário do Ano, Responsabilidade Social, Resgate Histórico, Tecnologia, Qualidade e Inovação, Projeto Arquitetônico e Prêmio Construtora do Ano. O Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, entregou o prêmio Resgate Histórico - Troféu FIEC à família do Arquiteto Pedro Ricardo Silva, homenageado póstumo.

A premiação usa a metodologia de avaliação pautada na excelência dos quesitos: Gestão e Qualidade, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente. O objetivo principal é valorizar a organização, planejamentos e iniciativas promovidas nas empresas, tendo como foco os processos na obra de cada construtora.

Sinduscon 80 anos

Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega cerca de 300 construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.

O Sinduscon CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à FIEC, que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

O setor da construção civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright