telefone(85) 4009.6300

Estudantes finalizam Mundo SENAI com a apresentação de projetos sustentáveis

11/11/2022 - 14h11

O mundo SENAI foi um sucesso! Em três dias, milhares de estudantes puderam apresentar à comunidade acadêmica os experimentos que podem ser soluções para as atuais demandas das empresas e indústrias.

Os eventos tiveram início na terça-feira (08/11) em todo o país, seguindo orientação do Departamento Nacional do SENAI. Na programação, mais de 350 unidades ofereceram oficinas, palestras e visitas guiadas para mostrar aos estudantes dos cursos profissionalizantes do SENAI e visitantes as opções de cursos e a infraestrutura das escolas.
O SENAI Ceará seguiu as diretrizes e acolheu os estudantes que pretendem seguir carreira profissional em qualquer uma das áreas voltadas à indústria. Em eventos online e presenciais, as unidades de Sobral, Maracanaú, Juazeiro do Norte e as três de fortaleza: Parangaba, Jacarecanga e Barra do Ceará promoveram esse momento de interação.

Na Barra do Ceará, o estudante Carlos Avelar produziu um biodigestor anaeróbico automatizado que produz biofertilizantes a partir de resíduos orgânicos. “É um projeto que prima pela sustentabilidade, já que vai promover ações de impacto sem a agressão ao meio ambiente”, disse. Com o funcionamento do projeto, o objetivo é aperfeiçoá-lo e, a partir daí, criar uma startup para propagar ainda mais o equipamento.

Também na seara da criatividade, a estudante Beatriz Barbosa criou um sistema de climatização para cabines de locomotiva. “Nós fizemos o dispositivo através de pastilhas de cerâmica. A climatização é possível, porque o ar quente é retirado pelos exautores, sem comprometer o funcionamento de nenhuma outra peça. Os primeiros resultados foram satisfatórios”, explicou.

Essas iniciativas marcam a essência do SENAI Ceará, instituição que integra a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, (FIEC). É motivo de orgulho para os professores que estão instruindo e estimulando as ideias dos estudantes. “O mundo SENAI está propiciando essa usina de projetos que estão sendo apresentados depois de muito trabalho e estudo, algo que desde já vale muito a pena. Ao todo, trinta projetos vão ser apresentados nas seis unidades do Ceará e os três melhores serão desenvolvidos pelo Departamento Regional”, disse o professor do Curso de Eletrotécnica, Hélder Freire.

Embora o Mundo SENAI tenha sido concluído, sua missão vai perdurar e ser um convite para que todos os estudantes possam participar de forma ativa da produção de um equipamento através de bases tecnológicas. Um objetivo que já foi alcançado, segundo o Gestor da Unidade da Barra do Ceará, Sales Brandão. “O evento é a oportunidade para que o SENAI Ceará possa apresentar para a sociedade o seu aporte tecnológico na realização dos cursos profissionalizantes”, concluiu.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright