IEL Ceará inicia, em Brasília, consultoria para elaboração do Mapa Estratégico do Conselho Nacional do SESI
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) inicia nesta quinta-feira (10/11) um processo de consultoria junto ao Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI/CN), em Brasília, para a elaboração do Mapa Estratégico da instituição no horizonte de 2023 a 2026. A primeira ação foi a palestra “Mudanças globais e a importância da gestão estratégica", ministrada pelo consultor Marcos Braun, voltada a todos os colaboradores do Conselho. A consultoria envolve ao todo cinco meses de trabalho, com encontros presenciais quinzenais, na capital federal. Além da palestra de abertura, a iniciativa contempla a elaboração de diagnóstico e oficinas de trabalho com as equipes.
A escolha do IEL Ceará para orientar a elaboração do Mapa Estratégico do SESI/CN veio após visita do superintendente executivo do Conselho Nacional, general Pedro Fioravante, em setembro, à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Acompanhado pelo consultor interno de Planejamento, Gestão e Fiscalização, Vitor Assunção, pela ouvidora Ruth Sampaio, e pela conselheira Francisca Trajano, o general realizou visita técnica ao estado para conhecer os principais resultados do SESI no Ceará. Na ocasião, também foi feita uma visita ao IEL Ceará e a superintendente do Instituto, Dana Nunes, apresentou à comitiva todo o trabalho inovador que vem sendo realizado nesta gestão e os seus resultados. Além da visita, outro fator que influenciou a escolha do IEL Ceará foi a indicação do IEL Nacional, que reconhece e referenda a qualidade do trabalho do IEL Ceará em todas as suas áreas de atuação.
“Para nós, do IEL Ceará, é uma grande honra participar desse momento tão importante para o Conselho Nacional do SESI, em que a instituição demonstra claramente o seu comprometimento com a conformidade e a excelência de seus processos. O IEL Ceará abre cada vez mais novas oportunidades de atuação a partir dos bons resultados que vem conquistando nos últimos anos, fruto de muita dedicação e comprometimento. O convite para conduzir a construção do Mapa Estratégico do SESI Nacional é um grande reconhecimento à toda inovação e à toda transformação que a gestão do presidente Ricardo Cavalcante tem proporcionado ao nosso IEL”, afirma Dana Nunes.
O Conselho Nacional do SESI cria normas e fiscaliza a aplicação dos recursos nos SESIs em todo o país. Também auxilia na prestação de contas de forma transparente e dinâmica, permitindo que qualquer cidadão acesse dados, publicações e resultados. Seus membros discutem as melhores ideias e projetos que devem ser desenvolvidos, garantindo que a prestação de serviços à sociedade seja sustentável e eficaz.
Muito além disso, o Conselho é um ambiente de compartilhamento de boas práticas. É um espaço de troca de experiências que torna ainda mais forte a presença do SESI nos estados, respeitando as características regionais e ressaltando o potencial da Indústria nas comunidades brasileiras.
O planejamento estratégico do SESI/CN é um instrumento de gestão relacionado aos contextos internos e externos de atuação do órgão. No âmbito externo, o Planejamento Estratégico converge com o Plano Estratégico do SESI, enquanto instrumento de planejamento unificado de toda a entidade, e que fortalece o modelo de atuação sistêmico do SESI. No âmbito interno, contempla as principais diretrizes e desafios da gestão e propõe o direcionamento para toda a organização do SESI/CN.