telefone(85) 4009.6300

Mundo SENAI reforça importância dos cursos profissionalizantes

09/11/2022 - 17h11

O que você vai ser quando você crescer? Quem nunca ouviu a clássica pergunta...? Os anos passaram e o que mudou foi a resposta. Afinal, é cada vez mais comum a escolha dos estudantes do ensino médio por áreas específicas do conhecimento voltadas para a indústria.

É uma mudança fruto da Lei do novo ensino médio que levou a comunidade acadêmica a reforçar o conceito da capacitação profissional como atividade imprescindível para o crescimento econômico do país. Nesse contexto, o Departamento Nacional do SENAI está mobilizando todos os Departamentos Regionais a promoverem oficinas, visitas guiadas e palestras para mostrar a comunidade as opções de cursos e a infraestrutura das escolas, através do MUNDO SENAI.

A ação começou ontem (08/11) nas seis unidades do SENAI Ceará e se estende até amanhã (10/11). Como parte integrante do evento, a unidade do SENAI Jacarecanga recebeu várias turmas de escolas públicas estaduais para terem acesso aos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição ligada à Federação das Indústrias do Ceará, (FIEC). “Foi uma manhã muito produtiva”, disse o estudante Gustavo Castro, de 15. Aluno da Escola Estadual Paulo Petrola, Gustavo disse que o desejo de se matricular no curso de técnico de informática aumentou muito, nas poucas horas em que esteve em contato com os instrutores. “É uma área que não tem como não crescer. Todas as empresas e indústrias precisam desse tipo de profissional. Eu sei que o curso do SENAI Ceará vai me colocar no mercado de trabalho, o que eu tanto quero”, finalizou.

A visita foi realizada nos laboratórios de Alimentos, Oficina de logística, Ciber segurança, construção civil, mecatrônica, além das oficinas de usinagem, refrigeração e de solda. Entre as diversas áreas, o Davis já escolheu qual delas seguir: Ele se matriculou no curso de técnico em desenvolvimento de sistemas. “É um ramo que tem como objetivo a produção de mapas, que exige precisão, máxima técnica e esse universo das ciências exatas me atrai bastante”, explicou.

O evento vai ser concluído amanhã, mas os resultados da ação já estão produzindo efeito, segundo a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED), Sônia Parente. “Nós estamos abrindo as nossas portas para que as pessoas possam conhecer o trabalho de educação profissional e a metodologia SENAI de educação que é realizada aqui, assim também como as tecnologias e os nossos projetos e laboratórios”, finalizou.

Os números mais atuais do SENAI Ceará mostram que 16.298 estudantes estão matriculados nos mais de 600 cursos profissionalizantes da instituição. É uma quantidade que vem crescendo a cada ano. “Tem aumentado muito o interesse dos jovens pelos cursos profissionalizantes. Eles querem estudar e trabalhar, o que é uma iniciativa louvável”, destacou Sônia.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright