PQF promove Encontro de Negócios com empresas do setor metalmecânico em Russas
Nesta terça-feira (9/11), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu na indústria MT Acessórios, em Russas, um Encontro de Negócios com empresas participantes da Rede Nordeste Metalmecânica (Renome), formada por empreendimentos do setor do Vale do Jaguaribe. A ação faz parte do Programa de Qualificação dos Fornecedores (PQF), uma parceria entre Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, executado pelo IEL Ceará. A ideia do evento era ampliar a interação entre as empresas para fortalecer o associativismo, com foco no fornecimento de insumos para as empresas-âncora do PQF, Mallory e Inoplast.
Além de representantes de empresas da região, participaram do encontro o articulador do Sebrae em Jaguaribe, Alcides Ferreira, o diretor regional do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (Simec), Roberto Sombra, o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em Limoeiro do Norte, Robertson Nunes de Lima, além do analista de inovação do IEL Ceará, Fábio Braga.
Fábio relata que o encontro contou com a apresentação do polo da região do Vale do Jaguaribe, com um overview da Rede Renome, apresentação de case da MT Acessórios e uma visita técnica ao chão de fábrica. “Ao realizarmos Encontros de Negócios, temos a possibilidade de organicamente gerar interatividade entre os participantes do projeto. O associativismo tem sido um pilar forte, pois tem promovido também o compartilhamento de informações estratégicas de gestão empresarial, além da coleta de boas práticas de gestão da produção, dando às empresas com estrutura menor, a possibilidade de ver na prática como podem evoluir”, destaca o analista. De acordo com ele, o próximo encontro deverá ser na empresa Polimatec, empresa do setor metalmecânico com 35 anos de mercado, e está previamente programado para dezembro.
Saiba mais
O PQF visa aumentar a competitividade de cadeias produtivas e alavancar a geração de negócios entre empresas compradoras (empresas-âncoras) e seus fornecedores locais, por meio da qualificação e interação empresarial. A iniciativa integra e promove a qualificação de fornecedores, redes de empresas e cadeias produtivas, capacitando-as em diversas áreas de gestão, tais como: estratégica, comercial, financeira, qualidade, inovação, saúde e segurança no trabalho, produção e responsabilidade social e ambiental.
Na prática, o programa atua para que o mercado local e grandes empresas encontrem bons fornecedores para seus negócios. À medida em que capacita empresas de menor porte para atender às exigências de grandes empreendimentos implantados no Ceará, o programa fortalece a cadeia produtiva e promove o desenvolvimento local. Dessa forma, o PQF contribui para a geração de negócios e para a qualidade dos negócios realizados entre as empresas cearenses fornecedoras de bens e serviços industriais e grandes e médias empresas compradoras.