Programa Geração de Negócios da FIEC em parceria com o Sebrae em plena atuação
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (NUCOP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizaram na tarde da última quarta-feira (25/10), uma rodada de negócios entre indústrias associadas aos Sindicatos da Federação. O evento integra uma série de ações de sucesso cujos objetivos são gerar negócios entre empresas associadas. Só no último trimestre, já foram realizadas três grandes rodadas de negócios entre segmentos industriais.
A ação faz parte do Programa Geração de Negócios da FIEC, lançado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante e que tem como objetivo mobilizar, reunir, qualificar e viabilizar negócios entre os setores da indústria e todo o seu encadeamento produtivo, por meio de encontros de negócios que promovam novas oportunidades, estimulando a conexão entre empresários e ações de cooperação que impulsionam a competitividade econômica e a geração de negócios.
Esta edição da rodada de negócios teve como comprador a Panificação Cearense, composta pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan), Rede Pão (Central de Negócios da Panificação Cearense) e a Associação Cearense da Indústria de Panificação (ACIP).
A Superintendente do IEL-CE e Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes, abriu a solenidade destacando a importância da iniciativa do Programa Geração de Negócios e as diversas ações deste projeto que são pautadas no associativismo. “Hoje estamos aqui com uma iniciativa multissetorial, onde vários setores se juntaram para a oportunidade de gerar negócio transversal, sair da sua cadeia e expandir, aumentado o empreendedorismo, com foco na geração de negócios. Nas reuniões que estamos sempre participando dos sindicatos, vemos oportunidades de setores diferentes se juntarem e fazerem negócios melhores. Muitas empresas consomem produtos em comum, como o açúcar, leite, entre outros itens. Nosso objetivo aqui é buscar, cada vez mais, o associativismo e a geração de negócios entre empresários”, declarou Dana.
O Presidente da Rede Pão, Alex Martins, ressaltou que este é um momento agregador entre empresas e sindicatos. “Eu vi aqui fornecedores que nós nem conhecíamos e nem sabíamos que estavam afiliados a algum sindicato. A importância dessa rodada de negócios é a gente fazer parcerias e conhecer associados, empresas e produtos” afirmou Alex.
As empresas que participaram do evento com fornecedores foram: Plastsan; Pinho Indústria; Wu Cosmetic Care; Naturalle Ice Up; Selecto Ice; True Açaí; Scopo Graf; JECEV Cosméticos; Perfumaria Moreira; Frosty; Sorvete Duggê e JMS Fardamentos.
Rodada de Negócios em Limoeiro do Norte
A FIEC, por meio NUCOP, em parceria com o SEBRAE Ceará, realizou na quarta-feira (19/10), na sede do SEBRAE de Limoeiro do Norte a primeira edição da Rodada de Negócios do Baixo Jaguaribe. O evento teve como objetivo, facilitar conexões entre algumas indústrias locais e potenciais compradores, uma oportunidade para fomentar novos negócios no mesmo dia ou posteriormente, além de criar networking.
Estiveram presentes na abertura do evento Alcides Mendes, articulador do Sebrae Limoeiro do Norte; Robertson Nunes, Coordenador da FIEC Baixo Jaguaribe; Roberto Sombra, Diretor Regional do SIMEC Região do Jaguaribe; Lúcia Abreu Analista do NUCOP, Francisco Lusivando Coordenador da Rede Renome e Hugo Canamary Consultor.
Roberto Sombra, Diretor Regional do SIMEC, agradeceu a presença de todos “este evento é importante para o desenvolvimento do setor, uma oportunidade para empresários divulgar seus produtos, serve também como aprendizado para realizar outros eventos do setor metal mecânico na região do Baixo Jaguaribe”, disse.
Em seguida, Francisco Lusivando, Coordenador da Renome, destacou a importância da Rodada para divulgar os produtos, relevante para os negócios, como também aprendizado tendo em vista que nunca tiveram a oportunidade de participarem de eventos dessa natureza, rico em troca de ideias e relacionamento como os clientes, como também para fortalecer a união do grupo, o relacionamento entre os integrantes da Renome que está acima da concorrência e o associativismo.
A Rodada estimulou a criação de catálogos de produtos, tabela de preços, brindes, reformulação de branding e a arte, e demonstração de produtos.