Programa Profissionais do Futuro do IEL Ceará é encerrado com bate-papo sobre carreira e empregabilidade
Foram quatro meses de muitas reflexões, autoconhecimento e aprendizados. O programa Profissionais do Futuro, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) para os estagiários da instituição, chegou ao fim nesta sexta-feira (21/10) após uma intensa jornada de desenvolvimento focada nas competências essenciais para o crescimento profissional dos jovens que estão começando a jornada no mundo do trabalho. O encerramento do programa foi marcado por um bate-papo especial com as psicólogas e orientadoras de carreira Flávia Ibiapina e Natália Campos sobre como ser protagonista na carreira e se destacar no mercado de trabalho. Também houve distribuição de livros para os participantes.
O programa contou, ao todo, com uma carga horária de 36 horas/aula, divididas em sete módulos, e abordou os seguintes temas: autoconhecimento e gestão de carreira, autorresponsabilidade e protagonismo, comunicação, ferramentas de informática, inteligência emocional, inovação e criatividade, foco e gestão do tempo.
“A trilha de aprendizado foi estrategicamente elaborada de forma a impulsionar a profissionalização desses jovens e o desenvolvimento de competências para o trabalho, além de contribuir com o crescimento pessoal e com a integração entre eles”, explica a analista de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães.
De acordo com ela, o IEL Ceará utilizou toda a experiência em estágios e educação da instituição para formatar uma solução específica também para os “clientes internos”, capaz de prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e que também os motivasse e contribuísse com a melhoria de seu desempenho enquanto estagiários.
“Estamos muito felizes em chegar ao final dessa jornada atingindo o nosso objetivo inicial. Já é possível ver a mudança que o programa trouxe para os participantes e a contribuição que demos para a sua vida pessoal também. O foco do IEL são as pessoas e por isso não poderíamos deixar de olhar também para os nossos colaboradores estagiários que também dão uma contribuição fundamental para que o IEL atinja os seus resultados e se destaque cada vez mais no mercado. Inclusive, a nossa ideia é transformar esse programa num produto para o mercado, pois muitas empresas têm a necessidade de qualificar seus estagiários também”, destacou a analista.
Para esse programa, foi elaborada uma trilha de desenvolvimento a partir de um levantamento das principais necessidades de treinamento desses estagiários, que incluem competências técnicas (ferramentas de informática) e comportamentais (comunicação, inteligência emocional, atenção e gestão do tempo).
Concluíram o programa 10 estagiários. Entre eles, Letícia Cavalcante da Silva, estudante de Pedagogia. Para ela, o treinamento contribuiu decisivamente para o seu crescimento pessoal e profissional quando a ajudou a pensar na sua carreira de forma mais ativa. “Me sinto mais preparada para realizar as minhas atividades do dia a dia. Tive a oportunidade de refletir sobre minha área profissional e ver que estou no caminho certo. Hoje, sei da minha responsabilidade e do meu papel na construção daquilo que quero. Minha avaliação geral é que o programa foi nota 10!”, opinou.
Victor Pacheco, estudante de Ciência de Dados, avalia o programa como “excelente” para a sua formação profissional. “Ajudou muito na elaboração de projeto, tanto de carreira como também pessoal. Adorei os módulos de autoconhecimento e inteligência emocional. Realmente é importante conhecer seus limites para elaborar um bom plano de ação que se encaixa com você e o seu momento”, declarou.