Sinduscon Ceará celebra 80 anos trabalhando para o desenvolvimento da construção civil no Estado
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon - CE) celebrou, na noite desta terça-feira (18/10), 80 anos com o lançamento do livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana" e com a Palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades", do economista Ricardo Amorim.
O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e o Presidente do Sinduscon- CE, Patriolino Dias de Sousa, realizaram a abertura do evento.
“Primeiramente, agradeço ao trabalho que está sendo realizado pelo Patriolino e reafirmo que nós, do Sistema FIEC, trabalhamos lado a lado com esta área tão importante para a economia cearense. O Sinduscon – CE é tão forte, que junto com ele carrega cerca de 22 sindicatos da Federação. Além de gerar empregos e renda, ele é responsável por também assegurar qualidade de vida para as pessoas. Desejo ao sindicato muito mais anos de trabalho e sucesso. Parabéns, Sinduscon-CE”, finalizou Ricardo Cavalcante.
Estiveram ainda presentes na solenidade, Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; Beto Studart, Vice-Presidente da CNI e Ex-Presidente da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Igor Queiroz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz; Alci Porto, Diretor Técnico do Sebrae Ceará; Luciana Lobo, Secretaria Municipal de Urbanismo e meio ambiente; Francílio Dourado, autor do livro; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; Dinalva Diniz, Presidente do Sindconpe-CE; Waldir Diogo Filho; e Renata Dias.
“Gostaria de iniciar fazendo uma justa referência ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que tem sido um grande expoente no comando e condução da Federação. Celebrar os 80 anos do nosso Sinduscon – CE é vivenciar o sentimento da gratidão de diversas formas: Gratidão por conhecer de perto a história desta valorosa instituição e por testemunha, na prática, o resultado de tantas conquistas angariadas para o setor”, declarou Patriolino Dias.
O Sinduscon Ceará congrega mais de 300 construtoras associadas, o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. O Sindicato é um dos 40 ligados à FIEC, que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.
Atualmente, o setor da construção civil gera quase 80 mil (75.178) empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.
Ainda durante a celebração dos 80 anos do Sinduscon – CE, os Ex-Presidentes do Sindicato, Francisco Assis Machado Neto; José Martins Soriano Aderaldo; Carlos Roberto Carvalho Fujita; Roberto Sérgio Oliveira Ferreira e André Montenegro de Holanda, foram homenageados com um uma singela reverência àqueles que se doaram em tempo e em conhecimento para o engrandecimento do Sindicato.
No lançamento do livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana", o escritor Francílio Dourado Filho revelou que a ideia de produzir o livro dos 80 anos era de contar não só a história da Instituição ao longo destes anos, mas também que relatos de pessoas que passaram pelo sindicato.
“Muitos presentes aqui transformaram a vida de pessoas para melhor, transformando essas histórias em sucesso. E é isso que vamos ver neste material riquíssimo que conta a história não só do Sinduscon-CE, mas de muitas outras pessoas”, declarou Dourado.
Por fim, o Economista Ricardo Amorim, reconhecido pela Forbes como o maior economista do Brasil, abrilhantou o final do evento com a palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades".
Amorim destacou que a agilidade se torna cada vez mais importante nos negócios, visto que o mundo está mais dinâmico e necessitando de decisões mais rápidas. “O ritmo dos negócios é maior do que nunca, e deve acelerar mais ainda. Devemos formar pessoas que consigam tomar decisões de forma ágil, não mais esperem receber ordens”, ressaltou.
Ao final do evento, Ricardo Amorim respondeu perguntas feitas pela plateia e exemplares do livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana" foram entregues aos convidados.