Sinduscon-CE: Ricardo Amorim realiza palestra durante evento de lançamento do livro de 80 anos da entidade
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará lança no dia 18 de outubro, às 18h45, na Fiec, o livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana", para celebrar o legado de oito décadas da entidade. Durante o evento será realizada a palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades", conduzida por Ricardo Amorim, reconhecido pela Forbes como o maior economista do Brasil.
O projeto editorial do livro traz relatos de célebres figuras que marcaram o setor, traçando uma linha do tempo da instituição. Escrita por Francílio Dourado, a publicação conta, através de relatos de 37 entrevistados, toda a trajetória da entidade que sempre demonstrou sua capacidade de organização, vigor e força para defender os interesses do setor da construção civil, um dos mais importantes da economia.
Para o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, o legado da entidade ecoa nas tratativas privadas, no ambiente político, nas relações de poder e na sociedade. São oito décadas de personagens marcantes, empreendimentos icônicos e conquistas importantes. "O livro conta todo o legado da entidade que vem construindo o desenvolvimento, a inovação e ajudando a erguer a economia do Estado ao longo dessas oito décadas. Por isso, este 2022 precisa ser celebrado. Essa história precisa ficar documentada para as futuras gerações, por isso este livro é marcante. Merece um deleite nos seus escritos", afirma.
O evento contará, ainda, com a palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades", do economista mais influente do país, segundo a Forbes, Ricardo Amorim. "O objetivo é lançar o olhar para o futuro para que todos os que fazem parte do setor da construção civil possam se planejar para que 2023 seja um ano ainda mais promissor", declara Patriolino Dias de Sousa.
O evento faz parte das comemorações pelos 80 anos do Sinduscon Ceará e conta com o apoio dos patrocinadores: IEL - SESI - SENAI e Sistema FIEC, Apodi, Konstroi, Onnibank, Gerdau, Castelo & Borges, Cleto Gomes Advogados, R. Amaral Advogados, Cequip, Unimed Fortaleza, CAU, CONFEA, Beton e Cegás.
Sobre o livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana"
Para escrever o livro, Francílio Dourado, entrevistou cerca de 37 pessoas, entre ex-presidentes do Sinduscon Ceará, empresários do setor da construção civil, arquitetos e outros profissionais com atuação na área: André Montenegro, Roberto Sérgio, Carlos Fujita, Assis Machado, Pio Rodrigues, Beto Studart, Tasso Jereissati, Daniel Arruda, Chico Hissa, José Hissa e José Carlos Gama. Também foram ouvidos o atual presidente da CBIC, José Carlos Martins; e o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; entre outros grandes nomes do segmento empresarial.
Com mais de 550 páginas, o livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana" é dividido em sete capítulos:
Capítulo 1: O nascimento de uma ideia coletiva
Capítulo 2: A consolidação de uma obra coletiva
Capítulo 3: Por um sonho feliz de cidade
Capítulo 4: Novos tempos, novas ideias
Capítulo 5: A arte de sonhar e fazer acontecer
Capítulo 6: Abrindo caminhos para o futuro
Capítulo 7: Onde há vida há construção
Sobre o Sinduscon Ceará
Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega mais de 300 construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.
O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.
O setor da construção civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.
Serviço:
Lançamento do livro "Sinduscon 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana" e Palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades", do economista Ricardo Amorim.
Data: 18 de outubro.
Horário: 18h45.
Local: FIEC - Auditório Waldyr Diogo (Av. Barão de Studart, 1980).