Observatório da Indústria comemora 4 anos de atividades
O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) completou, no dia 9 de outubro, seus quatro anos de existência e atuação no estado. Uma comemoração foi realizada na última sexta-feira (14/10) com a equipe que faz da instituição uma referência nacional em soluções de inteligência, prospectiva, dados e analytics.
O Observatório foi idealizado com a intenção de acompanhar as transformações tecnológicas, econômicas e sociais para construir estratégicas e agir antecipadamente. Com isso, o Ceará se reposiciona, atraindo mais investimentos e aumentando a competitividade industrial. Ao longo desses quatro anos, foram elaborados roadmaps setoriais, a fim de entender os entraves, tecnologias-chave e ações estratégicas de curto, médio e longo prazos.
Já foram desenvolvidos projetos com estruturação e automatização da coleta de mais de uma centena de fontes informacionais, diversas plataformas informacionais, o Índice FIEC de Inovação dos Estados, Perfis Profissionais para o Futuro e diversos outros estudos e pesquisas. Além disso, parcerias com grandes instituições brasileiras também têm garantido o fortalecimento da entidade, como o Ministério da Economia, o Banco Mundial e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Observatório já recebeu premiações nacionais e internacionais por projetos idealizados por sua equipe, como o Prêmio Excellens Mare dado à equipe em razão do trabalho desenvolvendo a Rota Estratégica e o Masterplan de Economia do Mar; a posição de finalista do Tuna Awards, na Espanha, em decorrência do Projeto Rastum; o 1º lugar no Edital Digital.BR da ABDI; além da premiação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dado ao projeto #ElasporElas.