IEL Ceará completa 51 anos nesta sexta-feira (30/09)
Inovação, educação executiva e trilhas de carreiras. Sob essas três pilastras, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) completa nesta sexta-feira (30/09) 51 anos. Ao longo dessas décadas, o Instituto tem dado uma contribuição fundamental para o desenvolvimento das pessoas e das empresas cearenses e ano a ano renova o desafio de impulsionar a transformação que o Ceará almeja, por meio de diversas soluções que preparam os líderes, suas equipes e as organizações para o futuro, que já é hoje.
Seja no início da carreira profissional – por meio do Programa IEL de Estágios e do Programa Jovem Aprendiz – ou em uma fase mais consolidada de carreira – a partir das capacitações do Programa de Educação Executiva ou do Programa de Desenvolvimento de Líderes -, o IEL atua para preparar as pessoas para os desafios de um mercado altamente competitivo, onde as mudanças ocorrem constantemente e numa velocidade cada vez maior. Nesse mesmo cenário, as empresas também são beneficiadas com as soluções do IEL Ceará focadas no aperfeiçoamento da gestão e em estratégias inovadoras que elevam a performance do negócio e ampliam a sua competitividade.
Para a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, que iniciou a própria carreira profissional no Instituto, como estagiária, é muito gratificante fazer parte dessa história. Hoje, como líder da instituição, ela se sente muito orgulhosa em poder retribuir todo o desenvolvimento que o IEL lhe proporcionou. De acordo com ela, essa história de 51 anos é muito mais que uma narrativa de superação de desafios e de conquistas de uma instituição. Ela é a história de milhares de pessoas e empresas que, de uma forma ou de outra, tiveram seus caminhos cruzados com o do IEL.
“É motivo de muito orgulho estar hoje celebrando os 51 anos do IEL. O meu sentimento é de muita gratidão de fazer parte dessa história, tanto em um primeiro momento sendo mentorada como hoje contribuindo para a mentoração de muitas pessoas. O IEL faz parte do meu desenvolvimento, foi a base impulsionadora da minha carreira. Então, estar comemorando mais um aniversário à frente do Instituto é muito gratificante. O meu sentimento hoje é também de felicidade em poder continuar contribuindo com essa instituição que transformou muitas pessoas e que continua a apoiar essa transformação, trazendo tecnologias e ferramentas diferenciadas, olhando verdadeiramente para as pessoas, acompanhando todas as tendências de mercado e trazendo soluções que vão totalmente ao encontro do desenvolvimento das pessoas, primeiramente, e também das nossas empresas. Parabéns ao IEL e em especial a todo time IEL. Sem esse time não conseguiríamos avançar”, destaca a superintendente.
Com o desafio de promover a interação entre as empresas e a universidade, o IEL Ceará foi criado em 30 de setembro de 1971. Inicialmente, o Instituto dedicou-se a supervisionar estágios, aproximando estudantes das unidades produtivas, e com o passar do tempo incorporou novas atividades, como ações de estímulo ao empreendedorismo, qualificação de executivos, entre outras.
Hoje, a inovação ocupa papel central na missão do IEL de proporcionar soluções para o desenvolvimento empresarial e de carreiras, com foco na elevação da competitividade da indústria cearense.
Na gestão do presidente Ricardo Cavalcante, iniciada em 2019, o IEL Ceará reformulou o seu portfólio e se posicionou no mercado com o olhar da modernidade, tendo a inovação e a transformação digital como os dois mais importantes pilares. Nesse sentido, o IEL estruturou sua atuação em três grandes áreas: Educação Executiva (cursos de curta duração, MBAs, imersões internacionais e mestrado), Trilhas de Carreiras (programas de estágio, Jovem Aprendiz, orientação de carreira e desenvolvimento de líderes) e Gestão da Inovação (consultorias e pesquisas).
Para 2023, o IEL Ceará já iniciou o planejamento de diversas ações e novidades. No próximo ano, o Instituto passará a atuar sob um novo modelo de escola de gestão e aceleração de negócios e irá ampliar o alcance das ações do seu Hub de Inovação, iniciando ainda sua atuação como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).