telefone(85) 4009.6300

Centro Internacional de Negócios da FIEC finaliza turma do curso de Carta de Crédito para servidores do Banco do Nordeste

03/10/2022 - 14h09

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) concluiu mais uma turma em curso de qualificação oferecido na área do Comércio Exterior: o de Carta de Crédito. No total, participaram da capacitação 15 servidores do Banco do Nordeste (BNB).

O objetivo da qualificação foi apresentar, analisar e discutir as principais características e o funcionamento das Cartas de Crédito. A programação enfatizou os aspectos comerciais, financeiros e cambiais, possibilitando conhecimentos técnicos sobre essa importante modalidade de pagamento do Comércio Internacional, através da interação entre a teoria e a prática.

O curso foi ministrado entre os dias 19 e 27 de setembro. O facilitador foi o professor Marcelo Ferreira Lima, que tem larga experiência no tema. Atualmente, ele é assessor técnico da Diretoria de Economia da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN)

As aulas foram aprovadas pelos servidores do banco, que agora estão mais confiantes para lidar com esse tema nas relações de trabalho. “O curso superou as expectativas, porque trouxe conteúdo técnico necessário para nós estudarmos novos conceitos, além do conhecimento e da experiência de mercado do instrutor ter agregado muito valor. Estamos muito satisfeitos pelo curso ter proporcionado um desenvolvimento técnico ao nosso corpo de funcionários e, a tendência é que, a partir de agora, nós possamos desempenhar uma melhor prestação de serviços, atendendo à função econômica e social do Banco do Nordeste”, disse a Gerente do Ambiente de Operações de Câmbio do Banco do Nordeste, Sandra Lisboa.

A Gerente também pontou que os conceitos trazidos pelo curso oferecido pelo CIN vão possibilitar uma confiança maior aos servidores do banco, quando tiverem de prestar o serviço de consulta técnica aos clientes que queiram abrir uma oportunidade de negócio. “Possibilita oportunidades de negócios para ajudar os clientes que vierem às nossas unidades com o objetivo de empreender. Com certeza, temos agora melhores condições de atendê-los, já que também nos reciclamos, em um momento muito proveitoso”, complementou.

“O curso permitiu o compartilhamento de conhecimento com servidores de uma instituição importante como o Banco do Nordeste. A carta de crédito garante ao importador o recebimento por uma venda, uma espécie de ordem de pagamento condicionada. O exportador só receberá o pagamento se o importador atender a todas as exigências estipuladas na carta. Uma modalidade segura, já que envolve um ou mais bancos que se responsabilizam pelo pagamento” ressaltou a Gerente do CIN, Karina Frota.

O Centro Internacional de Negócios está sempre promovendo capacitações em todas as áreas do Comércio Exterior, inclusive para turmas personalizadas, de acordo com a demanda das empresas (cursos in company), como foi a do Banco do Nordeste.

Saiba mais sobre o instrutor:

Marcelo Ferreira Lima é atualmente Assessor Técnico Especialista da Diretoria de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e docente do Instituto FEBRABAN de ensino. Anteriormente foi Superintendente de Produtos de Câmbio e Trade no Banco Safra S/A, de dezembro de 2013 a abril de 2018; Superintendente de Produtos de Trade Finance no Bank of America Merrill Lynch e no Banco ABN AMRO Real S/A.

Serviço:


O Centro Internacional de Negócios (CIN) ministra com frequência os cursos de capacitação na área de Comércio Exterior.

Para mais informações, clique aqui

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright