telefone(85) 4009.6300

Vice-Presidente do Sindquímica recebe título de mestre em apresentação de dissertação no Observatório da Indústria

27/09/2022 - 18h09

Nesta sexta-feira (23/09), o Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmácias e da Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindquímica), Beto Chaves, recebeu o título de mestre, após apresentação de dissertação de mestrado realizada no Observatório da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A banca foi formada pelas seguintes autoridades: o Dr. em Biotecnologia pela UFC e Diretor Financeiro do Sindicato das Indústrias e Rações Balanceadas do Estado do Ceará de Alimentos, (Sindialimentos), André Siqueira; o Professor Doutor em Engenharia de Processos Químicos, da Escola Central de Paris, João Hiluy; o Professor Doutor em Engenharia de Teleinformática da UFC, André Luiz Carneiro de Araújo, que foi o orientador da pesquisa e a Professora Dra. em Biotecnologia da UFC, Técia Vieira, que foi a co-orientadora.

Também participaram da cerimônia de apresentação, o Diretor Setorial de Tintas do Sindquímica, Josafá Rebouças; o Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares; o Diretor de Inovação da Fiocruz, Luiz Fernando Pessoa; o Coronel Márcio Barbosa, da 10ª Região Militar; o Coronel Roberto Caracas, mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; o Jornalista Luis Sérgio Santos e integrantes da família do Vice-Presidente do Sindquímica, o pai, Nilson Chaves e a esposa, Girleuma Chaves.

Em trinta minutos, Beto Chaves falou sobre a pesquisa voltada ao Polo Químico de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com o título, “a implantação do Orbitar Social Tech como marca social do Instituto Orbitar no Guaiúba Chemical Park”, o Vice-Presidente do Sindquímica falou sobre a importância da integração entre as empresas que fazem parte do Polo e as comunidades ao redor, através de ações pautadas pela melhoria da mobilidade urbana, da saúde, das condições sociais e educacionais, do lazer e da segurança pública, com a sugestão da instalação de uma unidade do grupo Raio, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Orbitar Social Tech poderia prestar serviços como, por exemplo, a realização de pesquisas e inovação para as empresas do Polo, para que elas possam direcionar as ações e, assim, se diferenciar no mercado.

No término da apresentação, Beto Chaves recebeu nota máxima da banca, o que representou um momento de muita emoção para o novo mestre. “Um trabalho que vira uma realidade e transforma vidas, vai muito além do que um diploma e um certificado. Ele tem sua importância, é um mérito, uma alegria receber esse título, porém o todo, o macro, a entrega e a realização dessa pesquisa que saiu de um projeto e virou realidade é o suprassumo de todo esse momento”, concluiu.

Cidadão de Guaiuba

Em função da pesquisa do Vice-Presidente do Sindquímica, Beto Chaves, a Câmara Municipal de Guaiúba decidiu lhe conceder o título de Cidadão Guaiubense. A iniciativa foi do Vereador José Cordeiro de Miranda, conhecido como Cazuza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright