telefone(85) 4009.6300

Abertura do Futura Trends 2022 debate práticas ESG nas empresas. Evento acontece nesta sexta, na FIEC

23/09/2022 - 14h09

Na manhã desta sexta-feira, 23/09, a Casa da Indústria recebeu o evento de abertura do Futura Trends 2022 – Especial ESG, seminário realizado pelo Grupo de Comunicação O Povo e pela Fundação Demócrito Rocha, com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) - através do SESI e do SENAI Ceará -, Unimed Fortaleza e Grupo Aço Cearense. O evento acontece de forma híbrida - presencial e online.

O seminário tem “Gestão e solução de conflitos no trabalho: A liderança de equipes eficientes e comprometidas” como tema principal. Participaram da abertura, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o Presidente Executivo do Grupo de Comunicação O Povo, João Dummar Neto; o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; o Secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Júlio Cavalcante; e o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando.

A FIEC na trilha do ESG

Em seu discurso de abertura, o Presidente Ricardo Cavalcante explicou o grande interesse da Federação em incentivar e implementar práticas ESG, inclusive, com olhar voltado para a afirmação de nosso estado como a casa do Hidrogênio Verde, projetando-nos de maneira global. “Foi esta consciência que nos fez abraçar a causa do Hidrogênio Verde, muito antes do tema se tornar pauta cotidiana da mídia nacional. Foi essa crença que nos fez instituir, desde o ano passado, um Núcleo especificamente voltado para trabalhar a cultura ESG, no âmbito das nossas empresas. E fomos além: resolvemos que o Núcleo iria se responsabilizar pelo desenvolvimento de um Programa de Certificação, com modelo próprio, como forma de estimular a adoção de práticas ESG. Também criamos um Selo com o qual a FIEC passaria a reconhecer e valorizar aquelas indústrias que conseguissem alcançar um patamar adequado de sustentabilidade. Uma ideia pioneira no Sistema Industrial brasileiro.”

Inclusive, na manhã de ontem, 22/09, a Vulcabras tornou-se a primeira a receber o Selo ESG-FIEC e Empresa Sustentável, em cerimônia também realizada na Casa da Indústria.

O poder da Comunicação na difusão da temática ESG

Para o Presidente Executivo do Grupo de Comunicação O Povo, João Dummar Neto, a temática ESG (sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança) precisa ser melhor compreendida pela sociedade, para que sejam feitos novos negócios e tomadas decisões alinhadas com a realidade do planeta. “Nós vivemos um mundo em transformação, que muda todos os dias. A pandemia nos ensinou a fazermos as mesmas coisas de maneiras diferentes - e este é um grande desafio. Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Precisamos dar as mãos e caminhar em conjunto. O ESG precisa ser discutido e conhecido pela sociedade, e essa é a capacidade que nós temos, do Grupo de Comunicação O Povo: a de comunicar e esclarecer as três letrinhas, para que nós todos entendamos, pois, no futuro, não se fará negócios sem essa compreensão”, comentou.

Painéis e Palestras de abertura

A programação do Futura Trends 2022 foi aberta pelo painel “ESG e as oportunidades de carreiras profissionais dentro desse contexto”, com a fala da Gerente do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, e da Coordenadora de Educação e Carreira do IEL Ceará, Lorena Cordeiro - representando a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.

“Trabalhar o tema ESG da FIEC é um desafio porque esta casa é espelho. Tudo o que fazemos é relevante e o que queremos é contribuir para que nossa indústria e nossa economia se sustentem, a longo prazo; para que nosso povo cearense tenha mais qualidade de vida; e que nossos recursos naturais, dos quais tanto nos orgulhamos, sejam mantidos para as próximas gerações”, introduziu Alcileia Farias, ao falar que as práticas ESG são determinantes, como critérios de avaliação e seleção para o mercado, para empresas, parceiros e governos que desejam se relacionar com atores comprometidos com a mitigação de riscos e a geração de oportunidades.

Em seguida, a plateia pôde assistir ao painel “Visão do Governo do Ceará sobre a Certificação ESG”, com a participação do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, do Secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação da SEDET, Júlio Cavalcante; e o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando.

Ainda na manhã de hoje, o evento teve as seguintes palestras:
- Palestra com a Consultora internacional em ESG, Dra. Cláudia Leite, com a temática da Sustentabilidade Estratégica;
- Palestra “Critérios para a obtenção da Certificação ESG, com consultorias especializadas”, com Francisco Rollo (Bureau Veritas);
- e Depoimentos de empresas com Certificação ou Práticas ESG implementadas, com participação de Luiz Goi (Vulcabrás); Alceu Bley (Alimenpro), Ticiana Mota e Lenilda Oliveira (Cerbras);

Também estavam presentes, na manhã de abertura do evento: o Diretor de Gestão Estratégica e Finanças do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Rivanio Paulino; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Maurício Filizola; o Coordenador Geral do Futura Trends, Nazareno Albuquerque; além de membros do Núcleo ESG da FIEC e do Núcleo de Projeto do Grupo de Comunicação O Povo.

Programação da tarde

A programação continua:

14:00 - Palestra: Mentes x propósitos: como preparar, motivar e emocionar equipes eficientes e criativas
Palestrante: Dr. Mariano Sigman, PhD

15:15 - Palestra: Ações e práticas em ESG e posicionamento corporativo; empresas sustentáveis e resilientes
Palestrante: Dra. Claudia Leite

16:30 - Palestra: Empresas Saudáveis: o perfil psicossocial das pessoas e das organizações no novo mundo do trabalho.
Palestrante: Marisa Salanova, PhD

17:40 - Palestra: Burnout - colaboradores esgotados, sem engajamento e indiferentes ao trabalho: o que fazer para "virar a mesa" em forte ambiente de mudanças.
Palestrante : Dra. Joan Borysenko, PhD

Saiba tudo sobre o Futura Trends 2002, acessando o site: seminariofuturatrends.com.br

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright