telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante entrega primeiro selo ESG-FIEC a uma indústria cearense

23/09/2022 - 12h09

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou, na manhã desta quinta-feira (22/09), na Casa da Indústria, o primeiro selo ESG-FIEC a uma indústria cearense. A outorga foi concedida à empresa Vulcabras S/A, que atingiu o nível máximo (AAA) do Programa após iniciar o processo de certificação na Federação. Representando o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, a FIEC recepcionou o Diretor industrial de RH e sustentabilidade da empresa, Flávio de Carvalho Bento, que recebeu a certificação das mãos do Presidente Ricardo Cavalcante e de integrantes da Diretoria da Federação.

O Programa e Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da FIEC é uma ação pioneira no Brasil e vem fornecer ao mercado avaliação e validação necessárias das práticas ESG das indústrias cearenses e brasileiras.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega representando a FIEC: o 1º Vice-Presidente, Carlos Prado; o Vice-Presidente, André Montenegro; o Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; o Diretor Financeiro Adjunto, Carlos Rubens; a Superintendente do IEL-CE, Dana Nunes; a Gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota;  o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes;  a Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Faria;  Francílio Dourado, Consultor em ESG ; além de Presidentes de Sindicatos associados à Federação. Representando o Governo do Ceará, esteve presente o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização, Célio Fernando. Da empresa Vulcabras, estiveram Luiz Otávio Goi Júnior, Gerente de SGI e Sustentabilidade; Wilson Geraldo Guarnieri, Diretor Corporativo de Produção; Viviane Borges Miranda, Gerente de RH; e Manoel Damiao, Gerente Geral de Controladoria. 

Conforme Ricardo Cavalcante, a Vulcabras é a primeira empresa do País a receber uma certificação ESG por uma Federação da Indústria. “O nosso propósito é contribuir de forma eficaz para que as nossas indústrias atuem, cada vez mais, com a visão de longo prazo. Não por imposição, mas por escolha própria, queremos ver as indústrias cearenses incluindo a pauta da sustentabilidade no seu planejamento estratégico. Somos todos responsáveis pela construção de um mundo melhor, portanto precisamos trabalhar para melhorar os impactos das nossas atividades no meio ambiente, cuidar das pessoas, agir de forma inclusiva e conduzir os nossos negócios sob um modelo de governança transparente, eficiente e responsável”, afirmou o Presidente da FIEC, parabenizando a Vulcabras pelo feito.

Na visão de Flávio de Carvalho, o selo ter sido concedido pela Federação cearense tem um peso a mais, pois “é uma responsabilidade muito grande”. Segundo ele, “é muito importante o selo FIEC porque é uma certificação que dá uma chancela, possibilidade de mostrar para outros do nosso ramo e à sociedade que a FIEC, uma Federação das Indústrias, nos concedeu isso em função de termos executado ações específicas em prol dessas causas. Então o selo tem um peso forte para nós”, considerou. 

Ações ESG da Vulcabras

A indústria obteve o selo ESG-FIEC após ser observado uma série de atividades sustentáveis realizadas internamente com o fito de melhorar a gestão e aprimorar a cultura organizacional. Dentre elas, estão a implementação de um comitê de sustentabilidade, o fomento à economia circular, o reúso de água, a gestão eficaz de resíduos, os programas de educação ambiental implementados e os planos de gestão baseados nas mais modernas metodologias de ESG no mundo.

Uma dessas ações foi o lançamento do tênis Corre 1 Eco, uma versão sustentável do Corre 1, cuja produção ocorre com 100% de energia limpa; o calçado é considerado o melhor modelo para corrida já fabricado na marca Olympikus. O Corre 1 Eco, por exemplo, é feito com componentes reciclados e renováveis, como o EVA verde, criado a partir da cana-de-açúcar para formar a palmilha e a sola do calçado. A cada par produzido, 10 garrafas plásticas são recicladas.

O Diretor de RH e sustentabilidade da Vulcabras lembrou, durante a cerimônia de entrega da certificação, a parceria entre a empresa e o Sistema S no Ceará, tendo como foco a formação de profissionais para atuação direta na sua unidade cearense. Conforme Flávio de Carvalho, por meio de SESI e SENAI, mais de 4.300 jovens foram formados dentro da Vulcabras, cujas formações garantem a operação de 400 máquinas com valores equivalentes a US$ 75 mil.

“Essas máquinas custam muito dinheiro e trabalham seis dias por semana e 24 horas por dia produzindo um material de primeira linha a nível internacional. Ou seja, é uma empresa focada na produção, focada nas pessoas. Todo mundo dentro da Vulcabras tem uma oportunidade. Agregamos a isso o ESG já há algum tempo, então há um trabalho com começo, meio e sem fim”, afirmou o Diretor. 

A Vulcabras dispõe de cinco unidades no Brasil, sendo elas nos estados do Ceará, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Dos 17 mil funcionários empregados pela organização, 11 mil estão no Ceará, destes 97% são cearenses. As principais áreas de atuação da empresa são o setor de calçados e artigos esportivos nas marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno.

O Núcleo ESG-FIEC

O processo de formação do Núcleo ESG-FIEC começou há mais de um ano, com o desenvolvimento de uma plataforma específica que, de forma estruturada, reúne critérios ambientais, sociais e de governança corporativa, possibilitando a qualificação das ações implementadas pela organização quanto a sua maturidade e relevância. O programa é auditado por um dos maiores organismos certificadores do mundo, o Bureau Veritas, que chancela práticas ESG de forma totalmente imparcial, trazendo credibilidade e segurança que o mercado requer e o mundo necessita.

   

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright