telefone(85) 4009.6300

IEL, UFC e IFCE articulam parceria com Universidade La Salle, em Barcelona, para a realização de mestrados e doutorados em Inovação no Ceará

20/09/2022 - 15h09

No último dia da imersão em Barcelona promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Universidade La Salle, a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o diretor de inovação da FIEC, Sampaio Filho, o pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Augusto de Albuquerque, e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, iniciaram as tratativas com o reitor, Francesc Miralles, o diretor, Josep Piqué, e o consultor da Universidade La Salle, Carlos Olsen, para a formalização de um acordo de cooperação técnica entre as instituições, com o objetivo de realizar cursos de mestrado e doutorado na área de Inovação, no Ceará. 

De acordo com Dana Nunes, o objetivo é incrementar a oferta de ensino nessa área trazendo uma nova visão mais disruptiva aos cursos de mestrado e doutorado, somando as competências das universidades, com o amparo internacional de uma instituição que é referência no mundo neste assunto. O IEL Ceará já tem ampla expertise na realização de cursos de pós-graduação, como mestrados e MBAs, em parceria com diversas instituições, entre elas a UFC e o IFCE, e a ideia é desenvolver as pessoas de acordo com as principais tendências de mercado e as reais necessidades dos negócios.

“Nesses cinco dias de imersão tivemos a chance de vivenciar um modelo de desenvolvimento onde todos os atores do ecossistema estão em sintonia, com o mesmo propósito. O que nós buscamos é fazer o mesmo no Ceará. Então, essa articulação com a La Salle, que surgiu na imersão, é bem oportuna e necessária para que juntos passamos de fato trazer a inovação dentro de uma perspectiva mais ampla para o Ceará, qualificando as pessoas que irão conduzir as mudanças necessárias para que o Estado alcance um novo patamar, tendo o IEL como o grande elo de tudo isso”, declarou.

O pró-reitor da UFC, Augusto de Albuquerque, afirmou que as tratativas para uma parceria com a Universidade La Salle são uma grande oportunidade para desenvolver um processo de internacionalização das iniciativas de pesquisa na área da Inovação.

“A possibilidade desse doutorado profissional, provavelmente na área de inovação tecnológica, vai dar uma oportunidade a todas as instituições do ecossistema cearense vivenciarem e estudarem tanto com os especialistas da Universidade de La Salle quanto com os professores do Ceará, juntamente com a equipe do IEL fazendo essa integração, e cada vez mais aumentar a capacitação nessa área que é tão importante. Eu acredito que é uma iniciativa muito promissora e que sem dúvida vai agregar e muito ao ecossistema de inovação do Ceará”, pontuou.

Para o reitor do IFCE, Wally Menezes, a iniciativa irá desenvolver ainda mais os talentos cearenses e impulsionar a inovação no Estado.   

“Esse tipo de formação é algo que o IFCE tem feito com a FIEC, com o IEL, em outras oportunidades. Temos uma especialização em inovação em parceria com a Universidade de Ben-Gurion, de Israel. Então, é construir agora com a La Salle de forma similar, mas com o IEL sendo o protagonista. A ideia é ofertar mestrados e doutorados profissionais que vão estar focados nos desafios da indústria do Estado e do mundo, desde a questão da internacionalização dos negócios, dos assuntos relacionados às transição energética até o Hidrogênio Verde, mas também focadas em outras realidades que são necessárias e importantes para o Estado. Esse é um passo importante porque gerará não somente a capacidade de conhecimento e transformação, mas a capacidade que terá a tétrade - Academia, sociedade, governos e setor produtivo - de moldar o futuro promissor e disruptivo, futuro esse que conseguimos visualizar nessa imersão, o que demonstra também o grande impacto e o resultado dessa imersão em inovação disruptiva que tivemos aqui em Barcelona, coordenado pela FIEC, pelo IEL”, disse o reitor.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright