Assembleia Legislativa homenageia os 80 anos do Sinduscon-CE em Sessão Solene
Nesta terça-feira (13/09), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou os 80 anos da fundação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa contou com a presença das seguintes autoridades: o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, que representou a instituição; o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará, Patriolino Dias de Sousa, e os Deputados Estaduais Salmito Filho, Carlos Matos, o 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Antônio Granja e George Lima.
Também participaram da solenidade o ex-Presidente da FIEC e Presidente Sindicato das Indústrias do Trigo nos Estados do Pará, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, Roberto Macêdo; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, além de vários empresários ligados ao setor da construção civil.
A homenagem reconhece a importância de um sindicato que exerce atividade fundamental para o crescimento da economia do Estado. "É um momento histórico para o nosso sindicato. Temos mais de 300 empresas filiadas e temos orgulho de empregarmos 80 mil pessoas diretamente em todo Estado e de representarmos 5% do Produto Interno Bruto do Estado (PIB) do Ceará, disse o Presidente do Sinduscon, Patriolino Dias de Sousa.
O 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, enfatizou a importância do Sinduscon Ceará na área do associativismo. "O Sinduscon dá o exemplo quando renova os seus dirigentes. Nos últimos vinte anos, foram oito presidentes. Então, com isso, ele acaba despertando novas lideranças e sendo exemplar para o Brasil, onde normalmente os sindicatos perpetuam seus dirigentes", disse.
Já o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, disse que os 80 anos do Sinduscon Ceará são um orgulho para Fortaleza e o Estado do Ceará. "É uma cadeia produtiva enorme, que gera emprego e renda e há um conjunto de pequenas, médias e grandes empresas vinculadas à construção civil. E é um setor fundamental também, quando a gente pensa na economia criativa, porque não é só construir, mas também termina envolvendo outros ramos, como o de designer de interiores e o de arquitetura, por exemplo”, argumentou.
A Sessão Solene foi proposta pelos deputados estaduais Carlos Matos, Carlos Felipe e Salmito Filho. Na justificativa, os parlamentares destacaram que a construção civil é reconhecida como poderosa alavanca para o desenvolvimento e gera impactos econômicos e sociais positivos, como a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
Sobre o Sinduscon Ceará
Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.
O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.