telefone(85) 4009.6300

Setembro Amarelo - falar é sempre a melhor opção

05/09/2022 - 20h09

Começamos o mês de valorização à vida! O Sistema FIEC abraça a causa do Setembro Amarelo, um movimento mundial dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e à depressão. Com a campanha interna “Como vai você? Falar é sempre a melhor opção!”, a Federação, em parceria com sua Gerência de Recursos Humanos e seu Núcleo de SST, deseja alertar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde mental. Um resgate ao amor pela vida!

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados no portal Setembro Amarelo, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Nove entre dez casos poderiam ser prevenidos com o conhecimento dos fatores de risco e atenção dos profissionais de saúde. 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Também de acordo com a última pesquisa realizada pela OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. Depressão é a causa mais comum, seguido pelo transtorno bipolar.

A origem do Setebro Amarelo

A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.

Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.

Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.*

E você? Já percebeu algum colega de trabalho que precisa de ajuda? Sabe como agir em um caso como esse? Começamos o mês com essa campanha tão necessária e, assim, te convidamos a incentivar as pessoas ao seu redor a promover esse movimento de amor pela vida. Caso você perceba que alguém precisa de cuidados, não hesite, busque ou ofereça ajuda! Em muitos casos, a pessoa dá os primeiros sinais, seja demonstrando ansiedade, tristeza profunda, ou ficando sempre calada.

E uma excelente e importante notícia! O SESI Ceará oferece atendimento psicológico e psiquiátrico para os colaboradores da Federação e das indústrias, com descontos especiais. O atendimento acontece em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

Para mais informações, ligue (85) 4009.6300 ou acesse www.sesi-ce.org.br

Fonte*

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright