telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará promove workshops da Jornada de Orientação Profissional e de Carreira para alunos da Escola SESI SENAI

05/09/2022 - 15h09

A edição 2022 do programa Jornada de Orientação Profissional e de Carreira da Escola SESI SENAI entra na reta final neste mês de setembro. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realiza dois workshops nesta segunda e terça-feira (5 e 6/09), no auditório da escola na Parangaba, destinado ao desenvolvimento de competências socioemocionais,com foco no desenvolvimento de carreira, dos alunos no  3º ano do Ensino Médio. São duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Hoje, o tema abordado foi “Aprendendo a administrar emoções e a construir relações interpessoais no trabalho”, com as psicólogas Natália Campos, no turno da manhã, e Alina Sales, no turno da tarde. Amanhã, Natália Campos retoma o encontro falando sobre “As habilidades mais valorizadas para crescer no mercado de trabalho” para as duas turmas. 

Em sua palestra, Alina Sales, que também é coordenadora da área de Trilhas de Carreira do IEL Ceará, destacou a importância da Inteligência Emocional e mostrou como desenvolvê-la, aplicando uma autoavaliação com os alunos para que refletissem sobre sua capacidade de reconhecer as próprias emoções. Os alunos também fizeram uma atividade com foco em atenção plena. “Esses temas são de extrema relevância para os jovens que logo irão iniciar sua jornada no mercado de trabalho. Esse conhecimento prévio será um diferencial tanto nos processos seletivos quanto ao assumir algum cargo de estágio ou jovem aprendiz”, justificou Alina.

O programa contempla várias atividades, como oficinas, workshops e outras capacitações. Além do autoconhecimento e desenvolvimento comportamental, o programa também está direcionado às oportunidades do mercado de trabalho e promove informações relevantes sobre as profissões (existentes e emergentes) e a análise do mercado de trabalho atual para facilitar uma escolha mais assertiva. Tanto que o encerramento do programa neste ano será uma Feira das Profissões.

“Elaboramos um programa para preparar os alunos para os primeiros passos no mercado de trabalho. Eles aprendem como elaborar currículo, noções sobre postura profissional, como se candidatar a vagas de estágio, Jovem Aprendiz e emprego, além de noções sobre como se preparar para entrevistas de emprego. Os alunos também recebem orientações sobre outras possibilidades de carreira, como concurso público e empreendedorismo”, explica a analista do IEL Ceará, Sandra Guimarães.

A Jornada de Orientação Profissional e de Carreira também está sendo realizada com os alunos da Escola SESI SENAI de Sobral. Para esses alunos, os workshops ocorreram, on-line e ao vivo, nos dias 16 e 17 de agosto, com a psicóloga Patrícia Castro.

Saiba mais

Alinhado ao Novo Ensino Médio, o programa Jornada de Orientação Profissional e de Carreira é uma versão customizada para o SESI Ceará do programa de Orientação Profissional do IEL Ceará. O programa, cujo principal alicerce é o autoconhecimento, possui o objetivo de proporcionar aos jovens do 3º ano do Ensino Médio da Escola SESI SENAI momentos de reflexão e aprendizado sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento comportamental, profissões e mercado de trabalho, no intuito de gerar uma clareza sobre o caminho profissional a ser seguido, desenvolvendo a autorresponsabilidade e tornando o aluno protagonista das suas escolhas.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright