telefone(85) 4009.6300

Na FIEC, SEMA e Semace celebram TAC com indústria de pneumáticos para logística reversa

29/08/2022 - 17h08

Na última sexta-feira, 26/08, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Pneus Inservíveis no Estado do Ceará. O Termo foi assinado pelo Gerente Geral da Associação RECICLANIP, Rafael Ferreira Martins, e pelo Gerente do Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEC, Renato Aragão, ambos pelo setor produtivo. Pelo poder público, assinaram os titulares da SEMA, Artur Bruno, e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes. O Presidente do Sindicato das Indústrias de Recauchutagem e de Prestação de Serviços e Reforma de Pneus e Similares no Estado do Ceará (Sindipneus), Marcos Oliveira também esteve presente.

Renato Aragão, compondo a mesa de abertura, em sua fala inicial, pediu ao titular da SEMA, Artur Bruno, para presidir o evento. Além dos signatários, compuseram a Mesa Monalisa Sales, Superintendente do Consórcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe (Corraj); e Francinete Cabral, representando as associações de catadores. Francinete disse que o trabalho de recolhimento dos pneus é um sonho realizado, já que havia uma cobrança muito forte sobre os catadores por parte dos agentes de saúde, principalmente por conta da dengue. Também presentes no evento, vários secretários municipais de meio ambiente e representantes de consórcios municipais de resíduos sólidos, além da Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Luzilene Sabóia.

Em sua fala, Bruno lembrou que já foram feitos outros TACs de logística reversa com os setores de embalagens de agrotóxicos e de aço. “Queremos cumprir a lei nacional, de 2010, aumentar o percentual de reciclagem e reduzir a quantidade de resíduos e acabar com os lixões, que tanto nos envergonham. Para isso, é fundamental a parceria dos setores público e privado”, explicou.

Carlos Alberto lembrou a valorização dos resíduos sólidos no processo de reciclagem. "Os pneus inservíveis hoje são tão valorizados quanto as latinhas. E a Semace tem um papel importante, bancando este processo com seus recursos”, afirmou.

Rafael Martins, por sua vez, apresentou o trabalho da Reciclanip. "O Brasil já superou os países da União Europeia em relação à quantidade de pneus reciclados, até pela dimensão do país e volume de uso. A operação de recolhimento e destinação correta já chega a 80% dos usuários. Hoje são recolhidas 1.250 toneladas de pneus inservíveis por dia”, informou. Os pneus após a reciclagem são reaproveitados em siderúrgicas, cimenteiras e para fazer asfalto.

Já Marcos Oliveira, Presidente do Sindipneus destacou que o Termo de Compromisso vem como um marco para a modernização do descarte de pneus inservíveis no Estado do Ceará, impulsionando ainda mais o desenvolvimento sustentável do nosso Estado.

“Diante do contexto de problemas na saúde pública por arboviroses como dengue, chikungunya e zika, é urgente a necessidade de evitar o contínuo descarte inadequado de pneus e seus resíduos que impactam de forma tão danosa à saúde do povo cearense. Nosso objetivo é educar e orientar nossos associados a realizarem o manuseio e descarte adequado dos pneus, visto que cada participante é um elo fundamental de todo o processo de logística reversa. Entre os principais usos dos pneus inservíveis em nosso Estado, 70% tem destino para empresas cimenteiras como Apodi, Mizu e Votorantim. Onde são utilizados como combustível alternativo em fornos, em substituição ao coque de petróleo. Já os demais resíduos têm seu uso na produção de artefatos de borracha”, afirmou Marcos.

O trabalho de reciclagem de pneus

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) tem a questão do meio ambiente como um dos mais importantes temas na entidade, a ponto de criar uma segunda entidade, a RECICLANIP, com o foco único na destinação dos pneus inservíveis, evitando que este resíduo sólido venha a ser descartado na natureza. A Associação RECICLANIP é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira e referência mundial na área de responsabilidade pós-consumo, conhecida também como Logística Reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de agrotóxicos.

A logística reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação ambientalmente adequada. O Termo de Compromisso possibilita um melhor acompanhamento, fiscalização e monitoramento por parte do poder público das ações referentes à destinação de pneus cuja vida útil terminou e que precisam ser descartados em ambiente correto.

Crédito: Diego Parente/SEMA

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright