Especialista do SENAI Ceará participa de curso de qualificação em Curitiba
O Especialista Educacional e Interlocutor do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), Douglas Carioca, participou de formação no Método ‘Super Cérebro’, em Curitiba, com o objetivo de ampliar as práticas inclusivas e as tecnologias socioemocionais que são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
O método Super Cérebro está baseado na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, criado para estimular e desenvolver habilidades pouco exploradas pelos métodos de ensino tradicionais. Para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, o método utiliza, como uma de suas ferramentas pedagógicas, o Soroban (ábaco japonês) que melhora a concentração, a memória, o raciocínio lógico e cálculo mental.
Para facilitar o desenvolvimento socioemocional, são utilizados jogos de tabuleiros mundialmente premiados, que desenvolvem capacidades como comunicação e argumentação, estratégia, tomada de decisão, colaboração, liderança e respeito às regras, entre outras competências.
“Durante essa semana de formação pude perceber, que em um mundo de mudanças constantes, mais acelerado e complexo, a necessidade de cultivar não somente as habilidades intelectuais, mas, também, as competências emocionais, é cada vez mais evidente e necessário para o desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Douglas.