telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante recebe comitiva de empresários e autoridades portuguesas na M. Dias Branco

10/08/2022 - 20h08

Nesta quarta-feira (10/08), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, se reuniu com uma comitiva de empresários e autoridades portuguesas, entre elas, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, nas tratativas da economia azul: polos de produção em águas continentais.

Ricardo Cavalcante destacou a visita das autoridades e dos empresários portugueses que desenvolvem uma cadeia econômica expressiva no mar e aproveitou para reforçar a importância do momento para o fortalecimento do setor de pescado e as relações na área entre a nação convidada e o Ceará. “Ficamos muito felizes em receber essa importante comitiva portuguesa. Eles têm tecnologia, além de muitas empresas cooperativadas. A economia do mar tem um peso forte na economia portuguesa. Eles exportam 1 bilhão e 500 milhões de euros, lembrando que, há dez anos, eram 300 milhões de euros”, disse o Presidente da FIEC que vê com destaque o interesse dos portugueses no desenvolvimento de negócios com o Ceará, expresso nos nomes de peso que vieram à Fortaleza.

O encontro ocorreu na fábrica M. Dias Branco de margarina e óleo vegetal, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, onde o Presidente da FIEC e os executivos portugueses foram recebidos pelo Presidente da M. Dias Branco, o industrial Ivens Dias Branco Júnior, que enfatizou a satisfação do momento. “É uma honra e um privilégio recebe-los. Somos um povo filhos de vossa pátria”, concluiu.

Visita ao Marina Park Hotel e Inace

Antes de visitar a fábrica da M. Dias Branco, a comitiva  portuguesa foi recebida pela Presidente do Sindfrios e Diretora da Indústria Naval do Ceará (Inace), Elisa Gradvohl, no Marina Park Hotel. “Esta é uma visita muito produtiva, porque eles estão vendo que o Ceará tem condição de fabricação de muitas embarcações e este é um estado reconhecido nacionalmente como exportador de produtos finos”, disse.

Em junho, Ricardo Cavalcante se reuniu em Lisboa com o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, Antônio Costa Silva, e com o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Antônio Saraiva, que reúne as Federações portuguesas da Industria, Comércio, Serviço e Agropecuária. Eles discutiram a amplificação do comércio entre o Ceará e o país europeu. O objetivo foi aproximar e estreitar os laços entre as instituições.

Já nesta visita, em Fortaleza, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa reforçou que o diálogo precisa ser mantido. “Espero, sinceramente, que este encontro de empresários e instituições públicas portuguesas possam aprofundar a cooperação entre o Brasil e Portugal nos caminhos da economia do mar, em vários setores, como o energético, da alimentação do pescado, da construção naval e também nas tecnologias de inovação", declarou.

O Diretor de Inovação da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC), Sampaio Filho, que também foi a Portugal, em junho, reforçou a importância do evento. “Essa visita vem mostrar o potencial que o Ceará tem e aqui é um dos maiores conglomerados da economia azul, haja vista que nós temos um hotel que está interligado ao lazer e a indústria naval do Estado que tem uma marina própria e barcos pesqueiros. Então, temos tudo em um lugar só e estrutura só para trabalharmos juntos com Portugal na economia azul”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright