telefone(85) 4009.6300

FIEC Summit 2022: Veja tudo o que aconteceu nos dois dias de evento

08/08/2022 - 20h08

 

O FIEC Summit 2022 chegou ao fim na última quinta-feira (04/08). Desde a quarta (03), mais de 2 mil pessoas - de 20 países – participaram do evento, de forma presencial e remota. O congresso foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e debateu os mais diversos aspectos de um tema que só cresce no Ceará e no mundo: o hidrogênio verde.

Durante a abertura, estiveram presentes para compor a mesa o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; a Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque e o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A), Danilo Serpa.

“O FIEC Summit foi pensado para ser um fórum aglutinador de ideias geradas para o setor produtivo, acadêmico, Poder Público e sociedade civil organizada, com foco no desenvolvimento sustentável do estado, da região Nordeste, de todo o Brasil e do mundo. Nossa expectativa é que essa fonte seja priorizada, já que é fundamental para o desenvolvimento industrial do Nordeste”, disse Ricardo Cavalcante. O Nordeste e, em especial, o Ceará, têm grande potencial de produção de energia elétrica, a partir de fontes renováveis como, por exemplo, energia solar e eólica.

Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, as condições climáticas da região têm propiciado a viabilização de políticas públicas voltadas para o aquecimento do setor energético. “Nós estamos criando uma plataforma de gestão de áreas offshore para geração de energia. Isso significa mais agilidade nesse processo. Nós, hoje, já temos no Ibama 66 projetos, vários deles aqui no Ceará. Nós temos um potencial solicitado no Ibama para geração de eólica offshore de 169 GW. Só para que tenhamos ideia do que esse número representa, o Brasil produz, de todas as fontes, 180. É uma oportunidade gigantesca. E os estudos do Banco Mundial e do próprio Ministério do Meio Ambiente falam em 700 GW. São 50 usinas de Itaipu no mar, e o Nordeste será grande produtor de energia limpa para o mundo”, disse.

Troféu FIEC Summit 2022 Hidrogênio Verde

 

Ainda durante a cerimônia de abertura, foi realizada a entrega do Troféu FIEC Summit 2022 Hidrogênio Verde para a Consultora internacional da FIEC, Monica Saraiva Panik. A homenageada é formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e com Business MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Monica dedicou 18 anos de atuação à indústria automotiva do Brasil e 11 anos em empresas líderes mundiais das tecnologias de hidrogênio e célula a combustível na Alemanha.

“Esse prêmio não é só meu, por isso gostaria de dividir com todos os meus colegas e especialistas que estão fazendo o FIEC Summit acontecer. Queria também destacar que o Ceará e a região Nordeste do Brasil vão ser uma das regiões mais ricas do mundo, isso porque o hidrogênio verde tem a capacidade de gerar empregos, inovação e capacitação profissional. Eu acredito que o hidrogênio verde seja uma bandeira que ajuda a resolver problemas endêmicos de regiões como a pobreza e a desigualdade social”, afirmou Monica.

Dando continuidade ao I FIEC Summit, no primeiro dia de evento, foram realizados importantes painéis abordando temas como “Ceará, casa do Hidrogênio Verde e sua inserção global”; “Plantas de Hidrogênio no HUB de Hidrogênio Verde no Ceará”; “A infraestrutura panamenha”; “A importância da estratégia ESG”; “O mercado da energia eólica”; “O papel do SENAI Ceará”, entre outros.

Dentro da programação, foi realizada também uma exposição de valorização do potencial da cadeia produtiva de Hidrogênio Verde no Ceará. A Mostra foi formada por oito stands que contemplaram entidades representativas do setor, Poder Público, Academia e iniciativa privada. Nela, os participantes do evento tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer melhor as iniciativas e construir networking com os expositores.

Encontro de Negócios

Além disso, Encontro de Negócios foram realizados, ao longo dos dois dias de evento, com 78 reuniões, fomentando projetos e oportunidades para empresas interessadas na produção de hidrogênio verde. Seis empresas-âncoras, que já possuem memorandos de entendimento assinados com o Governo do Estado para instalação de plantas no Porto do Pecém, receberam 28 empresas interessadas em integrar a cadeia de produção, armazenagem e distribuição do hidrogênio verde no Ceará. O espaço foi coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC.

Premiação de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa sobre Hidrogênio Verde

O concurso de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas sobre hidrogênio verde contou com 20 produções selecionadas que foram expostas em banners, durante a primeira edição do FIEC Summit. As quatro obras ganhadoras foram premiadas em solenidade realizada na Casa da Indústria, no segundo dia de evento (03/08). O objetivo da premiação foi promover a interação entre empresas do Ceará investidoras no hub de hidrogênio verde, com profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisa aplicada ao tema e entre pesquisadores, cujas empresas pretendem implantar projetos da área no estado.

“Recebemos trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa de alto nível e a FIEC realizou essa premiação como forma de promover a integração entre as empresas e a Academia”, comenta Jurandir Picanço, Consultor de energia da FIEC. Painéis com especialistas

Os painéis seguiram durante o segundo dia de evento, com especialistas brasileiros e estrangeiros que qualificaram o debate sobre certificação, rastreamento, novas tecnologias de produção do hidrogênio verde e transição energética na indústria.

“Parabenizo a FIEC e todos os organizadores por esse evento extraordinário, que superou todas as expectativas, trazendo temas tão importantes e palestrantes qualificados. Esse foi, sem dúvidas, o evento sobre hidrogênio verde mais relevante que já participei”, disse a italiana Loredana Aresi, Consultora Internacional de Negócios no Brasil.

Encerramento

O Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim e o Consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, realizaram o encerramento do I FIEC Summit destacando o sucesso do evento, a excelência dos painéis, palestras, encontro de negócios e a criação do “Selo FIEC Summit”. "Este foi um evento divisor de águas para o tema do hidrogênio verde no nosso país, sem dúvidas muitos eventos ainda serão realizados pela FIEC”, finalizou Joaquim Rolim.

Saiba mais

O hidrogênio verde vem se configurando como uma resposta às emissões do Dióxido de Carbônico (CO2), gás que tem provocado consequências drásticas ao meio ambiente. Com as transformações, a substância vai ser produzida a partir de fontes renováveis de energia (energias eólica e solar, principalmente). Por isso, é considerado o combustível do futuro, já que é produzido por meio de um processo chamado eletrólise, no qual as moléculas de oxigênio e hidrogênio da água são separadas. E a energia utilizada nesse processo é considerada sustentável, porque vem a partir de fontes renováveis de energia. É nesse sentido que o Brasil, o Nordeste e o Ceará podem despontar, em função do potencial natural para a produção de energia limpa.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright