telefone(85) 4009.6300

Integrantes do CIS vencem primeira etapa do Hackathon promovido pelo Ministério da Saúde e Campus Party Brasil

22/07/2022 - 13h07

As integrantes do Centro de Inovação SESI, Caroline Diniz, Juliana Albuquerque e Ana Lívia Castro, junto a outros dois especialistas, Adilmo Henrique e Nonato Castro, venceram a primeira etapa do Hackathon Virtual do Programa de Inovação promovido pelo Ministério da Saúde e a Campus Party, entre os dias 11 e 18 de junho.

A iniciativa trouxe o Projeto Inova Dados, que busca alternativas eficazes e tecnológicas voltadas às necessidades do Sistema Único de Saúde, o SUS. A proposta é ousada: buscar novas alternativas que ajudem o SUS a trabalhar com os dados científicos para o aprimoramento da saúde pública brasileira.

"A jornada foi intensa, desafiadora e de muito crescimento. Trabalhamos em um problema complexo do departamento e através de um time multidisciplinar abordamos de diversas formas uma possível solução, envolvendo a tecnologia para otimização dos processos e dados. Nos identificamos com o objetivo proposto, visto que trabalhamos com projetos em saúde e inovação. Ficamos muito felizes e surpresos com o primeiro lugar, visto que a maratona contava com mais de 30 times de todo o Brasil", declarou Caroline Diniz. 

Pensado e estruturado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, o evento foi dividido em 4 etapas, nas quais os competidores foram incentivados a criar estruturas de programação que unifiquem e otimizem os seguintes tópicos: coleta, processamento, armazenamento e disseminação de dados oferecidos pelo DECIT. Hackathon é uma combinação entre as expressões hack (programar) e marathon (maratona), e é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software com foco em inovação e resolução de problemas.

As integrantes do CIS apresentaram uma solução que oferece uma visão integrada e transparente dos dados para o público que está acessando a plataforma de pesquisa e evidências científicas. Além disso, fornece uma jornada integrada em um único lugar, facilitando o entendimento de dados de uma maneira simples e acessível usando técnicas de machine learning e linguagem natural.

Entre as ideias submetidas neste Hackathon virtual, cinco foram selecionadas para a próxima etapa, que será presencial, em agosto, no Ministério da Saúde, em Brasília.
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright