FIEC recebe visita do Diretor de Inovação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta terça-feira (19/7), a visita do Diretor de Inovação e Tecnologia (Sitec) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes. Ele foi recepcionado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pelo Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
Após a recepção, o Diretor do Sitec visitou o Observatório da Indústria, no qual acompanhou a apresentação do Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, e do Consultor em Energia da Federação, Jurandir Picanço. Neste momento, foram apresentadas as potencialidades do Ceará com relação a energias renováveis, como a solar e a eólica, bem como o Hidrogênio Verde, cujo HUB no Estado está em construção a partir da assinatura de memorandos de entendimento com entre empresas e o Governo do Ceará.
Em seguida, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou as soluções em dados e o portfólio do time em relação às atividades desempenhadas para facilitar a tomada de decisões governamentais e empresariais.
"O programa estratégico que a FIEC tem demonstrado nestes últimos anos é sobretudo impressionante. É uma questão de posicionamento. O que eu pude assistir aqui foi um posicionamento para informações estratégicas a respeito do cenário muito promissor na área de energia, com base no hidrogênio além disso, tive acesso ao trabalho que o Observatório aqui do Ceará está fazendo, atendendo não somente dados estratégicos para setores industriais, mas também fazendo uma interação muito forte com as próprias empresas, não só setorialmente, mas atendendo a empresas no one-on-one. Se você tem interesse em desenvolver soluções multicritério, acho que o Observatório da FIEC é extremamente bem preparado para fazer isso" acrescentou Jefferson.
Durante a tarde, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda apresentou os serviços e projetos realizados pelas instituições no campo do hidrogênio verde e energias renováveis, além de apresentar o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica e o Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará.
“Tivemos a oportunidade de apresentar o que o SESI e SENAI do Ceará estão fazendo para desenvolver e ajudar os industriais do nosso estado, e também a sociedade. A visita do Jeffersom foi oportuna e importante pela troca de conhecimento e pelas orientações que ele nos passou. Sem dúvidas vai servir para que possamos ser mais assertivos”, declarou Paulo André.
“O que eu vi aqui hoje foi uma equipe extremamente comprometida, uma relação entre SENAI e SESI bem alinhada. O Sistema FIEC é uma instituição muito forte e afinada, onde podemos destacar que são poucos os estados do Brasil que têm o centro de desenvolvimento de produto como temos no IST aqui. Sem dúvida voltaremos mais vezes”, finalizou Jeffeson Gomes.