Faturamento real da indústria cearense cresce 3,2% em maio e sobe pelo sexto mês consecutivo
O Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), divulgou, nesta terça-feira (12), os indicadores industriais relativos ao mês de maio em relação ao Ceará e ao Brasil. De acordo com o documento, houve crescimento de 3,2% no faturamento real da indústria cearense nos dois últimos meses.
Os dados são publicados mensalmente, com informações coletadas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Eles ainda trazem informações sobre a utilização da capacidade instalada, as horas trabalhadas, emprego, massa salarial real e rendimento médio real.
Segundo o estudo, o primeiro semestre de 2022 registrou ascensão no indicador de faturamento real pelo sexto mês consecutivo. Se comparado ao mês de maio de 2021, o índice subiu 8,6%. O aumento, conforme a análise, foi acompanhado de "resultado positivo na Utilização da Capacidade Instalada, que voltou a crescer (3,8 p.p) após dois meses de queda".
Por outro lado, o documento avalia que os demais indicadores apresentaram redução no último mês. Veja os dados e as análises clicando aqui.
A Utilização da Capacidade Instalada voltou ao patamar de 80%, frente a abril deste ano. Já com relação a igual período de 2021, o aumento foi de 10,2 p.p. As Horas Trabalhadas apresentaram queda de 4,4% em relação a abril/22; mas acréscimo de 20,4% quando comparados os valores com o de maio do ano passado.
Os empregos apresentaram recuo pelo terceiro mês consecutivo, representando, em maio deste ano, -0,9%; se o índice for comparado com maio de 2021, houve perdas ainda maiores, de -2,9%. Também tiveram retração os indicadores de Massa Salarial Real (-2,1%) e Rendimento Médio Real (-1,2%).