Industriais cearenses e brasileiros seguem otimistas no mês de junho, aponta Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)
No mês de junho, os empresários da indústria do Ceará e do Brasil permanecem otimistas, é o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Índice de Confiança do Empresário Cearense se manteve praticamente inalterado (-0,1 ponto) em relação ao mês anterior, assinalando 58,5 pontos, enquanto o indicador brasileiro expandiu (+1,3 ponto) e alcançou a marca de 57,8 pontos. Dessa forma, mesmo não revelando avanço frente a maio, os empresários do estado seguem com confiança superior aos empresários nacionais. Além disso, destaca-se que o resultado do Ceará, no mês, continua acima da média histórica estadual (56,5 pontos).
Em relação aos dados do ICEI, os industriais cearenses se mantiveram com a mesma percepção observada no mês anterior, uma vez que praticamente não houve alterações nos indicadores.
Já as expectativas para os próximos seis meses são de crescimento. O Índice de Expectativas apresentou uma ligeira retração no Ceará (-0,2 ponto), apontando certa estabilidade no indicador cearense, e encerrou o mês em 62,4 pontos. O indicador brasileiro expandiu (+1,0 ponto), alcançando a marca de 61,0 pontos. Ao ficar acima da linha divisória de 50 pontos, os resultados demonstram que os empresários da indústria do estado e do país estão com expectativas otimistas em relação aos próximos seis meses. Tanto no Ceará quanto no país, o otimismo é verificado no que se refere à economia e, principalmente, à empresa.
Confira o estudo completo AQUI.