telefone(85) 4009.6300

17° Energia em Pauta abordará os investimentos previstos em linhas de transmissão no Brasil

20/05/2022 - 13h05

A 17ª edição do Energia em Pauta, evento realizado todos os meses pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços Elétricos do Estado Ceará (Sindienergia-CE) associado à Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vai ocorrer na quinta-feira (26/05), às 17 horas. A discussão sobre o tema “Linhas de transmissão: investimentos previstos no Plano de Desenvolvimento Energético - PDE 2031” será transmitida ao vivo, direto do Observatório da Indústria da FIEC, por meio do canal do Sindienergia no YouTube (Sindienergia CE).

Na ocasião, o Sindienergia e o Sistema FIEC vão receber grandes nomes do setor energético, ligados ao setor elétrico: Reive Barros dos Santos, Diretor de Engenharia da Chesf;  Erik Eduardo Rego, Diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética – EPE; e Gustavo Silva, Diretor de Operações na Qair Brasil. Na moderação, Luis Carlos Queiroz, Presidente do Sindienergia-CE e CEO da B&Q.

O anúncio da estimativa de investimentos na ordem de R$ 50 bilhões pelo Governo Federal em linhas de transmissão, com o objetivo de escoar a energia elétrica produzida em fontes renováveis nos estados do Nordeste, com o PDE 2031, foi considerado um avanço, pelo valor recorde, mas, ao mesmo tempo, gerou certa frustração no setor, pelo prazo para a aplicação dos recursos - até 2031.

“Para que o setor pudesse se desenvolver de maneira plena e garantir maior segurança energética ao país, seria necessário um investimento bem superior ao anunciado. Dessa forma, nossa capacidade de produção energética seria explorada de maneira bem mais eficiente e chegaria a outros estados e regiões sem grandes dificuldades. Para se ter uma ideia, dos 10 primeiros estados com maior potência de produção de energia solar instalada, sete estão no Nordeste. Isso precisa ser valorizado”, enfatiza o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz.

“As autoridades devem tomar consciência de que investir em novas linhas de transmissão e qualificar as já existentes é apostar na eficiência energética, na redução de custos e na sustentabilidade. Para um País com as dimensões do Brasil, essa medida deve ser vista como uma ação de investimento estratégico de alto impacto positivo”, reforça Queiroz.

Os interessados em acompanhar a discussão do 17° Energia em Pauta devem realizar a inscrição por meio do link https://bit.ly/energiaempauta17 , disponível também no perfil do Sindienergia-CE no Instagram (@sindienergiaceara).
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright