telefone(85) 4009.6300

Centro Internacional de Negócios da FIEC facilita curso de exportação e importação em Juazeiro do Norte

11/05/2022 - 10h05

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), iniciou nesta segunda-feira (9/05), o curso "Exportação e Importação - Como Alavancar a Competitividade da sua Empresa", na cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A formação é a primeira de interiorização do tema após o início da pandemia de Covid-19 e ocorre até o dia 12 de maio na Escola SESI Juazeiro do Norte.

Estiveram presentes na abertura do curso o Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da cidade, Wilson Soares; o Gerente do SESI Juazeiro do Norte, Francisco Leite; o Secretário Executivo de Desenvolvimento, Wagner Alves; e o Diretor da Indústria de Juazeiro, Rui Vieira.

A capacitação está sendo realizada pela equipe do CIN, formada pela Assessora de Comércio Exterior, Marlene Albuquerque, que falou sobre exportação; e pelo Especialista de Inteligência Competitiva, Fellipe Faria, responsável pela explanação sobre importação. A organização também é feita pela Analista de Comércio Exterior, Tarciane Filardi e pela Consultora de Negócios da Gerência de Mercado da FIEC, Michele Maia.  A capacitação é uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte. 

"É muito gratificante estarmos novamente em Juazeiro do Norte para contribuir com o desenvolvimento econômico do município através do comércio exterior. O apoio da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento é essencial para que as empresas reconheçam a exportação e importação de produtos como estratégia nos negócios. Essa é a nossa primeira ação presencial de interiorização desde o início da pandemia e pretendemos seguir com essas empresas de forma mais efetiva em outros projetos", afirmou a Assessora de Comércio Exterior do CIN, Marlene Albuquerque.

De acordo com o Secretário Wilson Soares, a formação é o início de um programa que a Prefeitura de Juazeiro do Norte está desenvolvendo, chamado Exporta Juá. "Essas empresas inscritas vão passar por todo esse processo de conhecimento das exportações, entender como se dá, quais impostos são pagos e o que precisa melhorar nos seus produtos para atender à necessidade do mercado exterior. Isso acaba fortalecendo esses negócios, agregando valor ao produto e ao serviço que é oferecido pela indústria", diz.

Segundo Wilson, a capacitação deve ajudar o município a alavancar o processo de exportação industrial, uma vez que os números de Juazeiro do Norte estão abaixo do esperado para o setor, embora a cidade concentre o maior número de indústrias da Região Metropolitana do Cariri. A ideia do governo municipal é mensurar os dados e propor metas a partir da formação realizada pelo CIN. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright